Prefeitura de Comendador Levy Gasparian realiza II Café Azul com mães de alunos com espectro autista

A Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria Municipal de Educação promoveu, no dia 26 de abril, o encontro das mães das crianças com espectro autista (TEA), intitulado  “Tarde Azul” .

Foi a II Tarde Azul realizada através da Secretaria de Educação. A palestrante da tarde foi a neuropsicopedagoga Roseane Nogueira, que dialogou com as mães sobre os desafios de ser mãe de uma criança com TEA e a importância do autocuidado.
 O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.
Os sinais do TEA começam na primeira infância e persistem na adolescência e vida adulta. A condição acomete cerca de 1 a 2% da população mundial, com maior prevalência no sexo masculino, e as causas são multifatoriais, com grande influência genética, mas também com participação de aspectos ambientais. Algumas outras condições podem acompanhar o TEA, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), depressão, epilepsia e deficiência intelectual, essa com ampla variabilidade.
Roseane disse que, quando uma mulher se torna mãe ou um homem se torna pai, muitos deles, ambos passam a viver para os filhos e acabam deixando seus sonhos e o autocuidado em segundo plano. Com mães e pais de crianças com autismo isso se intensifica mais. As mães e pais atípicos, mães e pais de crianças com autismo, muitas vezes enfrentam desafios únicos que podem tornar difícil para elas sonharem, alcançarem seus próprios objetivos e autocuidar-se. Essas mães são muitas vezes sobrecarregadas com a responsabilidade de cuidar de seus filhos com necessidades especiais, o que pode deixar pouco tempo e energia para suas próprias ambições, sonhos e autocuidado.
É importante lembrar que as pessoas que cuidam de pessoas atípicas também devem ter o direito de sonhar e realizar seus sonhos. Elas merecem a oportunidade de buscar suas próprias paixões e interesses, e de encontrar realização pessoal e profissional.
Para apoiar as mães e pais atípicos em seu direito de sonhar, é importante oferecer recursos e apoio adequados. Também é importante que a sociedade como um todo tenha mais compreensão e empatia em relação às necessidades das mães e pais atípicos. Isso pode incluir criar mais conscientização sobre o autismo e suas implicações, reconhecer a importância do papel das mães e pais atípicos na vida de seus filhos e na sociedade como um todo.
O evento terminou com a palavra da secretária de educação professora doutora Vanessa Souza que explanou sobre a esperança de nunca desanimar e saber que não estamos sozinhos. Possuímos força que muitas vezes desconhecemos.
A Tarde Azul foi um momento de compartilhar preocupações e desafios, mas também de celebrar vitórias e conquistas. O prefeito Cláudio Mamnarino trabalha para que Levy Gasparian seja reconhecida como uma cidade inclusiva. Uma cidade onde todos possuem vez e voz. Um lugar onde as diferenças não afastam as pessoas. Onde ser diferente, é normal.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/prefeitura-de-comendador-levy-gasparian-realiza-ii-cafe-azul-com-maes-de-alunos-com-espectro-autista/