João Élio foi a primeira criança imunizada contra a Covid em Levy Gasparian 

A data desta terça-feira (18), certamente vai entrar para a história de Comendador Levy Gasparian, por registrar o início da imunização das crianças do município contra a Covid – 19.

João Élio, 11 anos, foi a primeira criança residente em Levy Gasparian a receber a vacina contra a doença, vacina esta que foi aplicada pela manhã no Posto de Saúde da Família do Centro.

O pequeno João Élio e as demais crianças imunizadas nesta fase receberam doses pediátricas do imunizante da Pfizer, que foram disponibilizados num total de 50 doses para menores de 05 a 11 anos portadores de comorbidades.

“Estamos muito felizes. É uma satisfação muito grande ser vacinado”, disse entusiasmada a mãe de João Élio, Elia de Oliveira Zanardi, residente no bairro Grotão. Aliás, o vídeo que registra o momento da aplicação da vacina da primeira criança em Levy Gasparian, bem como o depoimento de sua genitora, você confere na íntegra no facebook oficial da prefeitura.

No ato da vacinação, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis, com documentação que comprove parentesco e apresentar cartão SUS e laudo médico que comprove a comorbidade.

Nos demais casos, a orientação da Secretaria de Saúde é para que os pais procurem o PSF do bairro para efetuar o cadastro de seus filhos a fim de que sejam imunizados tão logo sejam recebidas novos doses da vacina.

  1. As comorbidades para a vacinação segundo o Programa Nacional de Imunização : 

  • Diabetes mellitus – Qualquer indivíduo com diabetes
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR) – HAR= Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes,
  • Hipertensão arterial estágio 3
  • Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
  • Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar – Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária
  • Valvopatias
  • Miocardiopatias e Pericardiopatias
  • Doenças da Aorta
  • Arritmias cardíacas
  • • Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
  • Doenças neurológicas
  • Doença renal crônica
  • Imunossuprimidos
  • Hemoglobinopatias grave
  • Obesidade mórbida
  • Síndrome de Down
  • Cirrose hepática

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/joao-elio-foi-a-primeira-crianca-imunizada-contra-a-covid-em-levy-gasparian/

Escolas da rede municipal abrem para novas matrículas

A Secretaria de Educação de Comendador Levy Gasparian informa que todas as escolas da rede municipal estarão abertas  na próxima semana, de 24 a 28 de janeiro, para novas matrículas. Os interessados devem comparecer à escola mais próxima de sua residência, no horário de 08h às 17h para efetuar a matrícula.

A expectativa é de que as aulas na rede pública municipal em Comendador Levy Gasparian tenham início em 01 de fevereiro.

Atendendo da educação infantil ao ensino de jovens e adultos (EJA), as escolas da rede municipal registraram no ano passado 1.666 (mil seiscentos e sessenta e seis) alunos matriculados em suas sete unidades, incluindo a Creche Meninos de Jesus.

Sendo a  E.M. São João Batista (Centro) a maior escola da rede, seguida pelo CIEP Municipalizado Padre Joaquim Chaves de Figueiredo (Reta), a rede municipal de ensino de Levy Gasparian conta ainda com as seguintes unidades: Escola Municipalizada Salathiel Machado da Fonseca (Afonso Arinos), E. M. Nossa Senhora de Monte Serrat (Monte Serrat), E. M. Maria Serrat Soares (Gulf),  E. M.  Irene Ney Leite (Grotão/Boca da Barra) e Creche Municipal Meninos de Jesus.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/escolas-da-rede-municipal-abrem-para-novas-matriculas/

Serviços Públicos e Meio Ambiente

As Secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente, por determinação do Prefeito Claudio Mannarino, retomaram o serviço preventivo de limpeza e desobstrução da calha dos córregos, o que vem evitando maiores transtornos neste período de fortes chuvas.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/servicos-publicos-e-meio-ambiente-3/

Chegou a vez da criançada 

A partir de amanhã (18), crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades ou deficiência permanente vão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no PSF do Centro da cidade.

O atendimento desse público vai ocorrer, das 8h às 12h. Vale ressaltar que no último sábado o município recebeu somente 50 doses da vacina Pfizer.

Para se vacinar é necessário estar acompanhado do pai/mãe ou responsável com documentação que comprove parentesco. Além disso, é preciso apresentar o Cartão SUS da criança, além de comprovar a comorbidade.

A lista das comorbidades para a vacinação, definidas pelo Ministério da Saúde, pode ser acessada pelo portal da prefeitura.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/chegou-a-vez-da-criancada/

Prefeito Claudio Mannarino vistoria pontos mais atingidos pelas fortes chuvas

Inundações e deslizamentos foram registrados em diversos bairros
O prefeito de Comendador Levy Gasparian, Claudio Mannarino, percorreu nesta quinta-feira (13/01) diversos pontos do município que foram mais castigados com a forte chuva que caiu na noite de quarta-feira, provocando inúmeros transtornos.
Houve transbordamento de todos os córregos da cidade, muitas enxurradas nos bairros Fonseca Almeida, Grotão, Gulf e Conjunto Habitacional Luiz Bento Argon, com a água atingindo diversas residências; alagamento da rua principal, a Estrada União e Indústria em diversos pontos durante a madrugada; deslizamentos em residências onde havia cortes de talude, entre outros problemas.
Mannarino iniciou a vistoria pelo km 129 da Estrada União e Indústria, verificando as condições do muro de contenção, onde tem ocorrido constantes deslizamentos de terra. No Conjunto Luis Bento Argon, conversou com moradores que tiveram suas casas invadidas pelas águas, informando sobre a existência de projeto, já licitado, que visa a construção de galeria de captação das águas pluviais nessa localidade. Vale ressaltar, que a grande maioria do volume das águas que atingem o Conjunto em questão, são oriundas da vertente de contenção da MRS Logística.
O bairro Fonseca Almeida foi outro local visitado pelo chefe do executivo gaspariense, onde na noite anterior, foram registrados diversos pontos de alagamentos, inclusive de residências. Alguns moradores da localidade destacaram que a situação poderia ser muito pior se o executivo não tivesse promovido o serviço de desassoreamento e desobstrução das valas, córregos e bueiros recentemente.
Outro ponto crítico vistoriado pelo prefeito foi  a Rua Amir Teixeira Santos, também conhecida como Rua da Pedreira, onde, além dos deslizamentos de terra, a força das águas comprometeu a estrutura da ponte de acesso, que está interditada para o tráfego de veículos.
De acordo com a  Secretaria de Meio Ambiente, a enxurrada destruiu a ala da ponte, além de descalçar a vida, comprometendo a estrutura da mesma que foi interditada para a passagem de veículos, estando permitido apenas o trânsito de pedestres e ciclistas.
O prefeito Cláudio Mannarino, determinou a Secretaria Municipal de Obras, a elaboração imediata de um plano de recuperação da referida ponte. No bairro Gulf, além de muita e forte enxurrada, foi registrado alagamentos na rua Leopoldo Fernandes e Servidão Francisca de Souza, onde a prefeitura detectou a obstrução do córrego que passa pela localidade, já solucionado.
Voltando a Estrada União e Indústria, o Prefeito Claudio Mannarino  vistoriou com sua equipe os kms 133 e 134, onde uma imensa quantidade de lama oriunda de empresas ali localizadas, tem inundado a ciclovia e grande trecho da via, nos dois sentidos.
Foram discutidas as formas de dar fim a estes problemas e assim, proporcionar mais tranquilidade e segurança não só aos moradores das proximidades, mas também a população em geral, que utiliza a Ciclovia para ir e vir. Ciclovia essa que vem sendo danificada a cada temporal, ficando nesses pontos tomada por lama, pedras e buracos.
Como se pode ver, muitos transtornos foram causados pela tempestade que se abateu sobre Levy Gasparian na noite de quarta-feira. Homens e máquinas da prefeitura, mais precisamente da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, aturam durante todo o dia na retirada de lama, terra e entulhos,  numa força tarefa que contou ainda com as participações do DER – RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro), Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Defesa Civil do município.

Acompanharam o prefeito Claudio Mannarino na vistoria, a primeira-dama e Secretária de Governo Heloisa Mannarino, Secretário de Obras Miguel Lacerda, Secretário de Serviços Públicos Ueber José, Secretário de Meio Ambiente Marcelo Vasques e Coordenador da Defesa Civil Fábio Simões.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/prefeito-claudio-mannarino-vistoria-pontos-mais-atingidos-pelas-fortes-chuvas/

Skip to content