Prefeitura de Levy Gasparian realiza V Fórum de prevenção e combate ao Bullying

A Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, promoveu no dia 13 de abril de 2023, o V Fórum de Prevenção e Combate ao Bullying de Comendador Levy Gasparian. Contamos com participação do psicólogo Ueslei Goulart e do advogado Jaider dos Santos Costa, que abordaram o tema com muita maestria.
O Psicólogo Ueslei Goulart falou sobre a importância da participação da família no combate ao bullying alertando aos pais que é necessário manter uma comunicação e um diálogo aberto com os filhos, apesar de ser difícil para algumas famílias.
Salientou que se trata de um fenômeno crescente na fase escolar e que por acontecer, tanto nas relações presenciais quanto on-line, ele merece um olhar especial de todos os educadores e responsáveis por crianças e adolescentes.
O advogado Jaider dos Santos Costa abordou as questões legais e jurídicas em torno das práticas de bullying, enfatizando a Lei nº 13.185, em vigor desde 2016, que define o bullying como todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo. É praticado sem motivação evidente por indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros. O palestrante seguiu citando demais legislações como a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do adolescente, dentre outras.
Diversos representantes de secretarias estiveram presentes, assim como responsáveis de alunos, corpo docente, funcionários das escolas do município, alunos, conselheiros tutelares e comunidade em geral. Foi ofertado ao final um pequeno coffee breack e um livro com o tema: Este comportamento não pode existir entre nós – Bullying.
A prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através do prefeito Claudio Mannarino, reafirma seu compromisso com a educação gaspariense, investindo na formação continuada de seus profissionais por acreditar em uma educação de qualidade. Além disso, repudia forma de bullying dentro e fora da escola.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/prefeitura-de-levy-gasparian-realiza-v-forum-de-prevencao-e-combate-ao-bullying/