Prefeitura de Levy Gasparian realiza 2ª reunião do Programa Empoderadas

Nesta quinta-feira (08), a prefeitura de Comendador Levy Gasparian, por meio das secretarias de Governo, Indústria e Comércio, Educação, Assistência Social e de Esporte, realizou a 2ª reunião de alinhamento para realização do evento (que seguirá todos os protocolos de segurança) voltado para o Empoderamento Feminino, e para traçar diretrizes para elaboração de um Plano de Ação de Proteção dos Direitos das Mulheres Gasparienses.O evento acontecerá no dia 15 de setembro, na Praça Joaquim José Ferreira, no Centro, às 9h. Já a reunião ocorreu no auditório do CIEP, e contou com a participação da primeira-dama do município Heloisa Mannarino, das secretárias Vanessa Souza, Joana Schmidt, além da procuradora do município Carolina Gonçalves.Durante o evento, haverá workshop de prevenção e enfrentamento contra violência de meninas e mulheres com Erica Paes, coordenadora do Programa Empoderadas do Governo do Estado, Programa Flor de Lotus, Patrulha Maria da  Penha do 38° BPM, Ônibus Lilás com serviços de atendimento social e assistência jurídica, Fundação Leão XIII com retirada de 2° via de documentos de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito.

Além disso, as secretarias envolvidas irão realizar em conjunto várias atividades para o cidadão como aferição de pressão, controle diabetes, cadastro para cursos profissionalizantes em parceria com Senac, vídeos curtos com profissionais da área falando sobre assuntos de apoio à mulher, alfabetização de mulheres do 1° ciclo, práticas de defesa pessoal jiu-jitsu, apresentação cultural e outros serviços.

Em junho, o prefeito Claudio Mannarino e a primeira-dama Heloísa Mannarino receberam a visita técnica da coordenadora Erica Paes,  do sargento César e da cabo Cristiane dos Guardiões da Vida do 38º BPM (Patrulha Maria da Penha). Nela, foi formalizado o Programa Empoderadas com o município de Comendador Levy Gasparian.

O Programa Empoderadas:

O Programa Empoderadas dá às mulheres consciência das situações de risco e como sair delas foi incorporado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. O programa ajuda mulheres que já sofreram algum tipo de violência, além de evitar que outras estejam vulneráveis a qualquer tipo de brutalidade.

O programa é coordenado por Erica Paes, faixa preta e campeã mundial de jiu-jitsu, e já atendeu mais de 7.000 mulheres com suas aulas semanais gratuitas. Erica lidera um grupo de professoras capacitadas em defesa pessoal, responsáveis por ministrar as aulas.

O Empoderadas fornece ferramentas para que mulheres tenham a possibilidade de reconhecer e se antecipar à ação de um criminoso. Essa segurança corporal influencia positivamente na dignidade e autoestima das mulheres, sempre valorizando a integridade pessoal por meio do esporte.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/prefeitura-de-levy-gasparian-realiza-2a-reuniao-do-programa-empoderadas/