Museu Rodoviário é tema de encontro entre Mannarino e Concer

101_0084-800x597Ciente da importância histórica e cultural do Museu Rodoviário, localizado em Mont´Serrat, o prefeito Cláudio Mannarino continua empenhado na busca de recursos que viabilizem a tão ansiada, necessária e urgente restauração do prédio e seu acervo. E encontrou um parceiro, a Concer (Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora – Rio), que inclusive, arcou com todas as despesas referentes ao projeto de restauro, já apresentado ao Governo Federal e aprovado pelos setores competentes.

Entretanto, como o custo da intervenção é alto, o executivo gaspariense está contatando outras empresas e instituições, que possam atuar como parcerias deste empreendimento, que se trata da valorização da história do país, especificamente dos transportes na antiga Estrada União e Indústria.

Segundo o prefeito Cláudio Mannarino, que recentemente se reuniu em seu gabinete com representantes da Concer, a concessionária já conta com parte da verba para o restauro, o que, entretanto, não é o suficiente para garantir a conclusão dos serviços que poderá ser realizado em parceria com uma grande empresa privada que atua nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com a qual, as conversações estão bem adiantadas e demonstrou o interesse em participar desse projeto, que tem apoio da Lei Rouanet.

Sobre o Museu Rodoviário – Localizado em Mont´Serrat, chamada popularmente de Paraibuna, o Museu Rodoviário guarda relíquias como um veículo denominado “Mazeppa”, que no século XIX era considerado um dos “carros” mais modernos e confortáveis.

Construído em estilo chalé francês em 1860 pela Companhia União e Indústria, com o objetivo de abrigar a 8ª. Estação de Muda era um dos doze locais de paragem ao longo da Estrada União e Indústria para substituição de cavalos e descanso de passageiros nas viagens entre Petrópolis e Juiz de Fora.

O Museu foi inaugurado em 1972, sendo tombado pelo patrimônio histórico nacional.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/museu-rodoviario-e-tema-de-encontro-entre-mannarino-e-concer/