Levy Gasparian vai desenvolver o maior projeto de saneamento da região

Saúde, educação, desenvolvimento sócio econômico, infraestrutura, turismo, todos os setores da municipalidade tem recebido atenção especial por parte do governo Claudio Mannarino, que aguarda a liberação de licenças pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente), para iniciar uma série de intervenções, como a de uma das maiores obras de infraestrutura ambiental e saneamento básico da região.
A ideia nasceu da necessidade de se oferecer mais saúde, qualidade de vida e dignidade à população gaspariense, com sustentabilidade, valorizando e cuidando do meio ambiente, disse o prefeito Mannarino.
Desenvolvido em parceria pelas secretarias de Meio Ambiente e Obras, o projeto em questão prevê um investimento de R$ 25 milhões e o tratamento de 95% do esgoto gerado no município e que atualmente é liberado “in natura” no Rio Paraibuna e córregos que cortam o município.
Conforme a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), a cada real gasto em saneamento nove são economizados em saúde. Aliás, a Funasa é parceira na elaboração desse projeto, que teve sua formatação iniciada em 2015, na segunda gestão de Cláudio Mannarino como prefeito de Comendador Levy Gasparian e que agora está prestes a se tornar realidade,
“Levy Gasparian será um exemplo de cidade que cuida de saneamento básico. Elaboramos este projeto em 2015, em parceria com a Funasa, e agora teremos chance de colocar em execução. Nossa meta é tornar a cidade 100% autossustentável, visto que, fizemos a substituição de toda iluminação pública da cidade, de lâmpadas comuns por led e, vamos futuramente implantar o sistema de energia solar no município”, afirmou o chefe do Executivo gaspariense.
O projeto em questão, atenderá uma área de cerca de 1,600 km², dividida em 11 (onze) sub-bacias (áreas de drenagem dos afluentes do curso d’água principal), compreendendo quase todo o território e população do município, população essa estimada em 8.590 pessoas segundo dados do IBGE.
O programa percorrerá um sistema composto por 19.000 metros de rede coletora de esgoto, com 18 (dezoito) unidades de tratamento, 2 (duas) estações elevatórias e 1 (uma) estação de tratamento de esgoto.
A expectativa é de que 100% do esgoto seja tratado em Levy Gasparian, uma vez que existe a possibilidade do tratamento do esgoto também em Afonso Arinos, através de uma PPP (Parceria Público Privada). Vamos aguardar, que vem coisa boa aí.

É o governo Claudio Mannarino promovendo desenvolvimento com responsabilidade e trabalho.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/levy-gasparian-vai-desenvolver-o-maior-projeto-de-saneamento-da-regiao/