Levy aprova lei que concede gratificação aos médicos

Fernanda-MOnteiro-Marquez-800x600Visando solucionar, ou pelo diminuir o déficit de médicos nas instituições públicas de todo o país, o governo federal anunciou esta semana uma série de medidas, que vão atingir inclusive os estudantes de medicina.

A carência de médicos na área da saúde é um problema vivenciado por grandes capitais a pequenos municípios como Comendador Levy Gasparian que com pouco mais de 8 mil habitantes, também sofre com a falta desses profissionais, principalmente no atendimento de Pronto Socorro.

Em algumas regiões, a violência registrada nas proximidades dos postos de saúde é o que desinteressa aos médicos, mas o maior problema de todos, são os baixos salários oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sejam através do Governo Federal, Estados ou Prefeituras. Prova disso é que em concurso público realizado recentemente, a Prefeitura do Município de Comendador Levy Gasparian abriu diversas vagas para médicos, sendo que a grande maioria dos aprovados não se interessaram pelo cargo, pedindo exoneração pouco tempo após serem contratados.

Diante disso, a administração local decidiu apelar para gratificação, tornando o salário do médico plantonista, na expectativa de que isso ajude na contratação e permanência de médicos no município.

A gratificação em questão, no valor de R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais), já está em vigor, tendo sido autorizada através da Lei 804, de 06 de junho do corrente ano e se destinada exclusivamente aos médicos plantonistas no Pronto Socorro Municipal Fernanda Monteiro Marques, localizado no centro da cidade e que funciona ininterruptamente.

Mas para ter o benefício da gratificação, o médico plantonista tem de obedecer algumas exigências, como o cumprimento integral das 24 horas de plantão no Pronto Socorro, além de 100% de assiduidade, entre outras questões, que visam garantir o atendimento de urgência a todos que necessitarem.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/levy-aprova-lei-que-concede-gratificacao-aos-medicos/