DNIT confirma doação do Museu Rodoviário à Prefeitura de Levy Gasparian

O Prefeito Cláudio Mannarino, recebeu na manhã de quarta-feira (26) em seu gabinete, a visita de Leive Márcio Rodrigues de Assis, Superintendente Regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), no Estado do Rio de Janeiro.

Acompanhado por Luiz Marcos Dutra de Souza (Chefe do  Serviço de Construção) e José Luiz Souza (Comunicador de Administração e Finanças) ambos do DNIT, Leive Márcio veio conversar com o prefeito gaspariense sobre o processo de doação do prédio e acervo do Museu Rodoviário, ao município de Comendador Levy Gasparian.

Na presença do Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Alexçandro Silva Santana, Leive Márcio informou que o processo em questão já está em andamento junto ao Governo Federal, mais precisamente ao DNIT, detentor do prédio e do acervo do Museu em questão.

O prefeito Cláudio Mannarino, que se fez acompanhar durante o encontro pelo Secretário Municipal de Turismo Alexçandro Silva Santana, disse que a doação permitirá ao governo municipal, dar andamento ao restauro do Museu Rodoviário e seu acervo.

Após o encontro, os representantes do DNIT conferiram parte do acervo que se encontra no pátio da prefeitura, já restaurado, seguindo posteriormente para a localidade de Mont´Serrat (Paraibuna), onde conheceram o prédio e demais bens do Museu Rodoviário, que é considerado hoje o maior e mais importante do gênero da América Latina.

Sobre o Museu – Datado de 1860, o prédio que abriga o museu foi construído pela Companhia União e Indústria para abrigar a 8ª Estação de Muda, sendo um dos doze locais de paragem na estrada União e Indústria para substituição de cavalos e carruagens e descanso de passageiro nas viagens entre Petrópolis e Juiz de Fora.

Em estilo chalé francês, sua estrutura foi pré-fabricada e importada da Europa, sendo o prédio um patrimônio histórico nacional tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/dnit-confirma-doacao-do-museu-rodoviario-a-prefeitura-de-levy-gasparian/