Segundo constataram os funcionários da prefeitura, foi utilizado um machado para quebrar a rede de oito polegadas, que necessitou ser trocada, onerando os cofres públicos, mobilizando a equipe do SAELEG e comprometendo o abastecimento. Muitas residências, desde o km 134 da Estrada União e Indústria até o bairro Fonseca Almeida ficaram sem água por diversas horas, até a conclusão dos serviços e a normalização do abastecimento.
Num momento em que grande parte do país, incluindo Levy Gasparian, sofre com a escasses da água, mobilizando-se inclusive para conscientizar a população para que economizem o precioso líquido, tal fato é motivo de grande revolta tanto por parte da comunidade quanto das autoridades do município, que acionaram a Polícia Militar para o registro do fato.
O departamento Jurídico da PMCLG também está tomando as devidas providências, inclusive, o registro do fato junto a 108 ª Delegacia de Polícia que irá investigar o caso para a possível identificação e punição do autor, ou autores do crime, embora não se tenha ainda nenhum suspeito.
Vale ressaltar que esta foi a segunda vez que a rede de captação foi propositalmente danificada, no mesmo local.