Secretaria de Saúde realiza treinamento sobre o Programa Previne Brasil

Nesta quinta-feira (05), a Secretaria de Saúde de Levy Gasparian, promoveu no PFS do bairro Fonseca Almeida, curso de capacitação com coordenadores da Atenção Básica e das UBSs,  enfermeiros e dentistas. O prefeito Claudio Mannarino e o subsecretário de saúde João de Souza estiveram presentes durante o evento.

Os objetivos da capacitação foram atualizar e nivelar o conhecimento de todos os presentes a respeito da Qualificação dos Indicadores do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde por meio do lançamento de dados no Sistema Vivver Saúde Pública.

O treinamento foi ministrado pelo especialista em gestão da saúde pública da Vivver Sistemas, Edson Rodrigues. No decorrer do curso foi abordado os componentes do Previne Brasil:

– Captação ponderada, pagamento por desempenho e programas específicos.

– Cálculo do potencial de cadastro, considerando o quantitativo de equipe ESF.

– Detalhamento dos indicadores e as respectivas especificidades.

– Discussão sobre as estratégias e modelo de atenção.

O Programa Previne Brasil:

Foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/secretaria-de-saude-realiza-treinamento-sobre-o-programa-previne-brasil/

Pular para o conteúdo