Secretaria de Saúde orienta a população sobre importância do Teste do Pezinho

Nesta quinta-feira, 6 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data foi instituída com a criação do Programa de Triagem Neonatal, do Ministério da Saúde, em 2001. O objetivo é conscientizar e alertar a população para a importância da realização do exame, que é responsável por detectar diversas doenças, nos primeiros dias de vida do bebê.

Para Dr. Hedílio Cortez, Secretário de Saúde e pediatra, a detecção precoce de doenças no bebê através do teste do pezinho, permite o tratamento que em muitas doenças leva à cura e/ou diminui as sequelas. As doenças detectadas pelo exame são: hipotireoidismo, fibrose cística, anemia falciforme, fenilcetonúria entre outras.

Em Levy Gasparian o exame é ofertado gratuitamente à população de segunda a sexta-feira das 08 às 11h, na Policlínica Municipal. Ainda segundo orientações médicas, o bebê deve realizar o exame do terceiro ao trigésimo dia de vida. Maiores informações pelo telefone: 2254-1099.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/secretaria-de-saude-orienta-a-populacao-sobre-importancia-do-teste-do-pezinho/