A Secretaria Municipal de Assistência Social esteve reunida no último dia 13 de junho, com membros do “Programa Rio Sem LGBTIfobia”, para capacitação de todos os servidores acerca dos direitos LGBTI+.
O Rio Sem LGBTIfobia é um programa de estado, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Rio de Janeiro, e atua no combate à discriminação e à violência contra LGBTI+.
Combater a LGBTIfobia, implica lutar contra todas as formas de preconceitos, que não são cabíveis, conscientizando a sociedade para a prática do respeito que precede a todo julgamento.
Na ocasião, os servidores foram capacitados para o exercício do acolhimento, mobilização e orientações voltados ao combate à LGBTIfobia. Importante destacar que, havendo práticas de intolerância racial, o ofendido NÃO DEVE SE CALAR: DENUNCIE!
Os canais de denúncia são: 190 (Polícia Militar); (21) 2334-9561/ 2334-9562 (Superintendência de Políticas LGBTI+) e (21) 2333-3509 (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância).
Além dos canais indicados, nossos equipamentos (CREAS e CRAS) estão abertos e capacitados para acolher e oferecer todo suporte social, psicológico e jurídico necessários à população LGBTI+ e ao exercício de seus direitos.