Reunião do CIS-Centro Sul discute o fortalecimento do sistema de consórcio

DSC_0334

Presidido pelo Prefeito de Comendador Levy Gasparian, Cláudio Mannarino, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Centro-Sul (CIS-CS/RJ) teve mais uma reunião nesta terça-feira, 23 de agosto, que aconteceu nas dependências da UBS Afonso Nepomuceno de Souza (Boca da Barra), em Levy Gasparian.

Na pauta do encontro, a apresentação do referido consórcio, desde sua fundação, relatório dos exames, prestação de contas e proposta de novos convênios.

Além da gama de exames a baixo custo que são realizados através do CIS-CS, Cláudio Mannarino falou da importância da parceria do município de Comendador Levy Gasparian com a ACISPES (Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra) para garantir o atendimento com qualidade à população do município, enaltecendo a importância de que os próximos gestores se empenhem não só para a manutenção deste, mas principalmente pela ampliação dos serviços e a criação de novas parcerias através do regime de consórcio. “O caminho é esse. Só o consórcio é a solução para que a saúde não perca qualidade no momento de crise em que estamos vivendo”, disse Mannarino, que citou as conversas com o governo estadual para a implantação de consórcios de saúde que funcionem nos modelos da ACISPES, para atendimento a população fluminense. A ideia resultou inclusive na visita dos então secretários estaduais de saúde Sérgio Cortes e Felipe Peixoto, à sede da ACISPES.

Convidados a participarem da reunião, José Secundino Veiga Bueno – Médico Gastroenterologista do Consórcio desde sua fundação e Sidney Scalioni – diretor Executivo da ACISPES (Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra), também enalteceram os benefícios dos consórcios, com Sidney enfatizando ainda a possibilidade de parceria entre o consórcio gerenciado por ele com o da Região Centro Sula região Centro Sul Fluminense.

Fazem parte do CIS Centro Sul os municípios de: Areal, Comendador Levy Gasparian, Engº Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Três Rios e Vassouras. Com exceção de Miguel Pereira e Sapucaia, os demais municípios participantes estiveram representados.

DSC_0327

DSC_0338

.

Sobre a ACISPES – Localizada em Juiz de Fora e criada em 1996, a ACISPES é uma associação civil sem fins econômicos, consórcio de municípios que tem como foco a promoção da saúde, através da realização de consultas e exames de média complexidade.

Atualmente conta com 24 municípios consorciados, que utilizam a infraestrutura de procedimentos oferecidos pelo consórcio, inclusive transporte através de micro ônibus com TV e ar condicionado. Dos 24 municípios, apenas Comendador |Levy Gasparian é do Estado do Rio de Janeiro.

É um dos grandes exemplos que vem fortalecendo as práticas desenvolvidas pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS), instrumentos mais eficazes para ampliar a atuação dos municípios no campo da saúde, sendo capazes de solucionar demandas que não poderiam ser resolvidas de forma isolada por cada município.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/reuniao-do-cis-centro-sul-discute-o-fortalecimento-do-sistema-de-consorcio/