Restauro do Museu Rodoviário foi tema de reunião com o IPHAN

100_4064100_4062

.

Para discutir alterações ao projeto de restauro e reabilitação do Museu Rodoviário de Comendador Levy Gasparian, o Secretário de Turismo do município, Alexçandro Santana (Neneco), participou na terça-feira (15), de reunião com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A reunião aconteceu na sede do escritório técnico regional de Petrópolis, com a diretora deste, Candice Ballester e  o arquiteto do órgão, Maximilo Costa, além dos arquitetos Maria Cristina Wolff de Carvalho, Pedro Marroquim Senna,  Ubirajara Avelino de Mello e Pedro Ilg Pestana.

Na ocasião foram apresentadas e discutidas as alterações efetuadas no projeto, a fim de adequar-se as determinações do próprio IPHAN.

Há apenas três meses a frente do escritório regional, a diretora do Instituto, Candice Ballester, ouviu atentamente as ponderações dos envolvidos, antecipando acreditar na aprovação do projeto apresentado, o que será contudo discutido junto ao corpo técnico do IPHAN, conforme destacou.

Ballester afirmou ainda que fará uma visita a Comendador Levy Gasparian, pois quer conhecer pessoalmente o Museu Rodoviário e seu acervo, considerando sua importância histórico cultural e a fim de inteirar-se melhor de todos os aspectos que circundam o restauro.

As questões financeiras que envolvem a resturação do Museu Rodoviário também foram debatidas, com o IPHAN, através de Candice Ballester, afirmando que irá analisar a possibilidade de colaborar com a captação dos recursos necessários, colaboração esta que poderá ser através da indicação do projeto junto a instituições diversas.

Vale ressaltar que contatada pelo prefeito Cláudio Mannarino, a Concer (Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora – Rio), sensibilizou-se com a questão, abraçando a causa e através do Instituto Triunfo, elaborou o projeto do restauro, que tem como responsável a empresa Ubiqua Arquitetura, da qual fazem parte os arquitetos Maria Cristina Wolff e Pedro Senna, contratando ainda a Concrejato – na reunião representada por Ubirajara de Mello e Pedro Pestana, para execução do mesmo.

A expectativa é que as obras de restauro iniciem ainda em 2015.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/restauro-do-museu-rodoviario-foi-tema-de-reuniao-com-o-iphan/