Prefeitura investe em formação continuada para profissionais do ciclo de alfabetização

A prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Educação, promoveu, no dia 12 de abril, a formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização e das atividades diversificadas, como parte do projeto “Levy Gasparian uma cidade educadora”.

As palestrantes da noite foram a professora doutora Luciane Aparecida Souza e a professora Alessandra Gôngora, que discorreram sobre o tema “Alfabetizar com textos, da teoria à prática”. Primeiro se tratou da dinâmica de se alfabetizar utilizando textos curtos e com sentido para as crianças. Afinal, a aprendizagem por meio do texto é altamente motivadora, porque dá ao aluno impressão de que ele caminha rápido para chegar ao que interessa: a compreensão de uma mensagem.

O texto é o ponto central de uma proposta pedagógica, pois é ele que tem o significado e permite a inferência, dedução e compreensão na leitura e na escrita. O registro e a leitura de tudo o que for possível em atividades desenvolvidas pelas crianças, como listagem de nomes e palavras, letras do alfabeto, frases, textos coletivos, dentre outros, passam a ser elementos de investigação cotidiana. O mais importante é que o texto tenha sentido e interesse para a turma. Palavras “fáceis” e “difíceis” aparecem juntas e serão assimiladas pelos alunos.

Já a professora Alessandra Gôngora trouxe exemplos de jogos para sistematizar a escrita das palavras com as quais o professor trabalhará na sala de aula, explicando o importante papel dos mesmos no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. O trabalho com o lúdico para o desenvolvimento cognitivo dos alunos tem se mostrado muito eficiente para o letramento dos alunos.

O prefeito Claudio Mannarino reafirma seu compromisso com as gerações futuras ao investir na formação continuada dos professores da rede municipal de ensino. Professores mais capacitados é uma das garantias de uma educação de excelência na qual seus alunos serão cidadãos conscientes, que entendem o funcionamento da sociedade em que vivem e buscam formas de melhorá-la, tornando-a mais justa e humanizada.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/prefeitura-investe-em-formacao-continuada-para-profissionais-do-ciclo-de-alfabetizacao/