Prefeitura entrega mais de 1.500 Cadernos de Atividades Complementares

Com a paralisação das atividades escolares na rede municipal de ensino de Comendador Levy Gasparian, a secretaria de Educação organizou a entrega de mais de 1.500 Cadernos de Atividades nas 06 unidades escolares da rede neste dia 13 de abril.
Para acompanhar de perto as ações desde o planejamento até a entrega desses cadernos e o acolhimento dos alunos ou responsáveis, o Secretário de Educação esteve presente em todas as escolas e pode acompanhar e ouvir de alguns pais a satisfação e a parabenização pela ação, que vai fazer com que os seus filhos possam se manter ativos nesse período de paralisação.
Esse primeiro material distribuído pela secretaria de educação teve como tema Central o Coronavírus, o que pedagogicamente chamamos de Eixo temático, onde ali, todos os alunos: da Educação Infantil ao EJA farão atividades abordadas de forma interdisciplinar, para que tenham o devido conhecimento sobre a razão que agora nos afasta do convívio social e das atividades escolares.
Optamos em abrir essas atividades com esse tema, pois assim pode facilitar a compreensão dos pais e alunos, pois esse tema está sendo amplamente discutido em todos os canais de informação. É importante ressaltar que nas séries iniciais os pais têm papel fundamental, pois eles serão os interlocutores dos seus filhos no processo de apropriação desse conteúdo!
“Selecionamos um material que também tivesse fácil compreensão por parte dos responsáveis, para que estes não se sentissem “perdidos”,  uma vez que sabemos que, na sua maioria, apesar de esses pais estarem em casa, poderiam ter alguma dificuldade em mediar a aprendizagem dos estudantes, com  conteúdos muito  específicos, o que poderia ser desestimulante para os pais e alunos, o que não é a nossa proposta” – destacou o secretário de Educação, Edvaldo Freire.
Já nas próximas tiragens esse conteúdo será apresentado em caráter de revisão das aulas que esses alunos já tiveram, acreditando que essa relação de pai/professor já esteja mais clara para os pais e para os alunos/filhos.
O tempo de tiragem também foi pensado, pois encher alunos e pais de conteúdo pode acarretar desânimo de ambos, pois aprender e ensinar requer atenção, concentração e conhecimento do conteúdo a ser ensinado, 15 dias é um tempo razoável para esse modelo de aprendizado.
É importante ressaltar que não temos previsão do retorno às atividades escolares, tudo deve acontecer gradativamente, que nenhuma ação possa ser vista para criar nenhum dano e nem desgaste às crianças, nem aos pais e nem aos professores, que vêm se dedicando para levarmos o melhor a todos os alunos.
“Sabemos que a distribuição desses cadernos é uma importante ação. Não medimos esforços para incentivar os alunos, contribuir para o aprendizado e colaborar com todas as famílias” Finaliza, Edvaldo Freire.
Depoimento das professoras e das Diretoras
Gostaria de parabenizar a Secretaria Municipal de Educação de Comendador Levy Gasparian, bem como professores, diretores e orientadores pelo excelente trabalho na entrega e realização dos cadernos de atividades aos alunos.
Em plena pandemia que assola o nosso planeta em diversos ramos, não encontramos muitas respostas e/ou fórmulas prontas, seja na saúde, economia ou educação. E, certamente, tendo em vista a realidade do nosso município, a entrega destes cadernos foi a decisão mais correta a ser tomada. O tempo é implacável, não podemos parar, e algo deveria ser feito para que nossos alunos não saíssem prejudicados.
Natália Muniz
Escola Municipal Maria Serrat – Horário Integral – Professora de Inglês
A ação foi realizada dentro das normas Sanitárias da Saúde, abrindo leque ao “NOVO” para Educação Gaspariense. Em meio a anseios e insegurança, que é uns dos efeitos colaterais dessa pandemia, surgiu também os efeitos positivos como a união de toda equipe, solidariedade, repensamos formas e mobilizarmos em possíveis ações. E concluímos :” O que realmente importa?”
Logo a resposta dos educadores se deu. Somente através da Educação, da troca de conhecimento, da informação por fontes corretas, podemos transformar vidas e criar oportunidades. Inicialmente a Equipe Pedagógica da SME após buscar opiniões, chegou ao tema gerador das primeiras apostilas, que por sinal é contextualizado, atual e necessário. Os alunos terão em suas casas um material de fonte segura, que propiciará o desenvolvimento do sentimento de preservação da vida. Repensarem o quão é importante cuidar de si e dos outros (físico e mentalmente), assim como valorizar os momentos especiais. Um material simples, que é possível aos pais tratarem do assunto com seus filhos.
Parabenizo a toda equipe da Educação que se empenhou nesse primeiro momento. O caminho foi aberto, agora todos juntos para o segundo passo da ação. Remotamente, mas todos juntos na ação contra o coronavírus!
Daniele Barcelos Diretora da Escola Municipal Irene Ney Leite
Depoimento dos responsáveis pelos alunos;
CIEP.
Mãe: Stefane Aparecia de Oliveira
Filhas (alunas): Laila Vitória – 3º período e Joane da Silva – 1º período
Depoimento: A mãe disse que o projeto de entregar material didático é muito importante, e certamente irá ajudar em muito.
Pai: Gilberto Manoel Clóves
Filha (aluna): Manoele Vitória – 1º ano
Depoimento: Nós estávamos passando atividades, mas o material é muito mais rico em conteúdo e sem dúvida servirá de alicerce para nos ajudar.
Escola Municipal Irene Ney Leite
Avó: Maria Angélica
Neta (aluna): – Pré – Tia Cristiane
Depoimento: Fiquei muito feliz com a iniciativa do sec. de Educação em disponibilizar o material didático para os alunos, lá em casa, nós estávamos ensinando, mas esse projeto é muito mais rico em conteúdo, afirmou a avó.
Pai: Carlos
Filho (aluno): Yuri Diácono da Silva
Depoimento: Parabéns ao Prefeito Dr. Valter Lavinas e ao Sec. de Educação pela iniciativa em fornecer a nós pais e mães esse material, certamente ele nos ajudará a manter os estudos e minimizar a falta das aulas, afirmou o pai.
Mãe: Islaine Paulino
Sobrinha: Maria Alice – 1º período
Filhas (alunas): Elive Vitória – 3º período e Maria Eduarda – 4º período
Depoimento: O material será muito importante para a formação deles, principalmente neste momento que atravessamos, além disso, vejo a preocupação do prefeito e do secretário de Educação com a formação e com o aprendizado dos alunos.
Mãe: Vânia Pinheiro de Souza
Filho (aluno): Nicolas Pinheiro
Depoimento: Vejo que a pandemia mudou por completo a vida de todos, principalmente das crianças e esse material servirá de alicerço para a continuidade na formação deles, completou a Vânia que parabenizou a toda equipe da sec. de Educação.
Mãe: Eidiane Carneiro da Silva
Filho (aluno): Arthur Gabriel Carneiro – 1º período
Depoimento:
Escola Municipal São João Batista
Mãe: Ariane Vieira – Foto: 0057 a 0061
Filhos (alunos): Gabriel – 2º ano e Arthur Seixas – 2º período
Depoimento: Ótimo trabalho que a sec. de Educação está fazendo para nos ajudar a manter os estudos dos nossos filhos.
Mãe: Suane Nascimento
Filhos(as) (alunos-as): Pedro Lucas – 2º ano Ed. Infantil, Karoline – 4º ano e Emanuelly – 6º ano.
Depoimento: O material é de excelente qualidade, além de ser rico em conteúdo para nos ajudar a manter os estudos das nossas crianças em casa, disse a mãe.
Mãe: Edivânia Aparecida dos Santos
Filho (aluno): Everton Emanuel dos Santos Portela.
Depoimento: Com esse material manteremos as atividades em casa e ajudaremos a exercitar o aprendizado, contemplou a mãe.
Escola Municipal Maria Serrat Soares
Avô: Paulo Francisco – Foto: 0081 a 0082
Neto: Tales Manoel Francisco Barbosa.
Depoimento: Tenho a certeza que o material que foi elaborado para auxiliar nos estudos do meu neto, nos ajudará  manter o seu aprendizado.
Avô: José do Carmo
Neto: Alyssom Silva Sakamoto do Carmo.
Depoimento: Estou muito feliz por saber da preocupação que o Poder Público, em especial a secretaria de Educação com a formação e com o aprendizado das nossas crianças, afirmou o Sr. José.
Mãe: Mariceli Marcolino Silva
Filho (aluno): João Emanoel Silva de Andrade – 2º ano.
Depoimento: É muito bom saber que o meu filho terá esse acompanhamento pedagógico em casa, e isso ajudará a mim e ao meu esposo acompanhar o aprendizado do nosso filho, salientou.
Pai: Edvaldo Francisco
Filha (aluna): Jordane Cristina – 2º ano

Depoimento: A iniciativa em enviar o material didático para casa é importante, principalmente para mantermos o aprendizado deles e sucessivamente minimizar o distanciamento da Escola, pontuou o pai.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/prefeitura-entrega-mais-de-1-500-cadernos-de-atividades-complementares/

Pular para o conteúdo