Prefeitura de Levy Gasparian realiza V Fórum de Letramento e Escrita

A Prefeitura Municipal de Educação de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Educação, promoveu o V FÓRUM DE LETRAMENTO E ESCRITA na última quarta-feira, dia 16 de novembro, com o tema “A estimulação da consciência fonológica e sua repercussão no processo de aprendizagem”.

O fórum iniciou com a fala da Secretária de Educação Vanessa Souza que propôs uma reflexão do papel dos múltiplos letramentos na atualidade e sua função na construção de uma cidadania emancipadora. Nesta perspectiva, é de suma importância que o indivíduo seja letrado para que possa exercer as práticas sociais de leitura e escrita que a sociedade exige, o que não acontece se a pessoa for um analfabeto funcional. Doutora em Língua Portuguesa, Vanessa demonstrou através de dados gráficos o índice de analfabetismo no país desde o Brasil Colônia, que há um caminho a ser percorrido na melhoria do ensino no Brasil, começando através da formação continuada dos professores, o que tem sido uma prioridade do município de Comendador Levy Gasparian no atual governo.

Em seguida, a fonoaudióloga Fernanda Lado explanou sobre a importância da consciência fonológica no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.  Segundo Fernanda, o trabalho do professor deve partir do nível de escrita do aluno e a partir desse ponto, propiciar aos alunos, atividades que lhe possibilitem avançar para níveis de escrita subsequentes e, assim, ter seu desenvolvimento pleno garantido. A noite terminou com a Banda 1º de Maio de Três Rios abrilhantando a noite, tocando para o público presente músicas que marcaram época.

A prefeitura de Comendador Levy Gasparian através do prefeito Claudio Mannarino reafirma seu compromisso com a educação gaspariense, investindo na formação continuada de seus professores por acreditar que a educação de qualidade é o que promove a criação de uma  sociedade onde todos tenham oportunidades de desenvolver seu potencial individual. Dessa forma, poder contribuir para que as próximas gerações tenham um futuro melhor.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/prefeitura-de-levy-gasparian-realiza-v-forum-de-letramento-e-escrita/