Prefeitura de Levy Gasparian oferece aulas de letramento a alunos do 9º ano

Desde o início de 2021, a Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria Municipal de Educação, tem ofertado aos alunos de 9º ano aulas de Letramento Textual e Letramento Matemático, que visam ir além da habilidade de ler, escrever e calcular. Isso acontece porque compreende a importância de um ensino de qualidade, com equidade e eficiência.

A cada dois anos ocorre a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para diagnosticar os fatores que interferem no desempenho dos estudantes, que estão cursando o 2º ano, 5º ano, 9º ano e 3º ano do ensino médio. Neste ano, 2021, está ocorrendo mais uma edição desta avaliação externa em larga escala, a qual permitirá refletir sobre a qualidade da educação oferecida aos alunos da rede pública de ensino. Tal avaliação exige que os alunos dominem habilidades e competências que foram muito perdidas por causa da pandemia causada pela Covid 19.

A fim de diminuir o hiato causado pela por esse momento na aprendizagem dos alunos do 9º ano, surgir o projeto da oferta do Letramento Textual e Matemático. As aulas objetivam levar os alunos a se apropriarem das práticas sociais da leitura e dos conhecimentos matemáticos, perceberem a realidade por meio da leitura de mundo, produzir sentidos e significados para o que aprendem.

As aulas de Letramento Textual têm sido ministradas pela professora Patrícia Alves e as de Letramento Matemático pela Renata Varotto Gaudard. A secretária de educação Vanessa Souza inseriu tal ação na proposta curricular do município, para legalmente fazer parte da grade curricular do ano letivo.

Com isso, os alunos tiveram uma oportunidade de sanar muitas lacunas provocadas pela pandemia do Covid-19. Os resultados comprovam que essa iniciativa contribuiu para a melhoria da qualidade do ensino no município, além do aprimoramento de políticas educacionais e o fortalecimento de ações pedagógicas para a garantia da aprendizagem.

Tal ação também faz parte do projeto educacional do município – Levy Gasparian: uma cidade educadora – que objetiva elevar a qualidade da educação do município através de ações concretas e comprometidas. Para o prefeito do município, a educação é uma de suas prioridades, por isso, tamanho empenho na oferta de atividades diferenciadas.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/prefeitura-de-levy-gasparian-oferece-aulas-de-letramento-a-alunos-do-9o-ano/