Prefeitura de Comendador Levy Gasparian promove I Jornada de Educação Inclusiva

A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, promoveu nos dias 23, 24 e 25 de janeiro a I JORNADA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, destinada aos monitores e educadores das crianças com necessidades educativas especiais do município. Preparar aqueles que irão atuar diretamente com essas crianças é um dos meios de a garantir a qualidade do ensino ofertada aos mesmos. Conhecer para atuar é um dos eixos norteadores da educação gaspariense.

A Jornada começou com a participação da assistente social Vanessa Augusto, que mostrou um panorama das principais leis inclusivas brasileiras do passado aos dias atuais e do papel do mediador no espaço escolar. Já Viviane Müller, psicóloga, discorreu, no segundo dia de formação, sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA): definição, características e intervenção pedagógica. Num segundo momento, tratou dos recursos pedagógicos utilizados com os alunos atendidos, demostrando a importância da ludicidade na educação especial. A I Jornada de Educação Inclusiva terminou com Luana Serafim, psicóloga, palestrando sobre TDAH, dislexia e deficiência intelectual, propondo, também, um novo olhar sobre este público: respeito às diferenças.

Investir na formação continuada daqueles que atuam na educação inclusiva é um dos compromissos do prefeito Claudio Mannarino, que entende que o respeito às diferenças é um dos pilares para a construção de uma educação pública de qualidade, na qual o “diferente” possui vez e voz.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/prefeitura-de-comendador-levy-gasparian-promove-i-jornada-de-educacao-inclusiva/