Prefeito garante que fará do Ciep Municipalizado Padre Joaquim Chaves de Figueiredo a “Escola Modelo” de Com Levy Gasparian

ciepFazendo parte da Rede Educacional que atende o Município desde 1994, o Ciep Padre Joaquim Chaves de Figueiredo já chegou a atender 500 alunos em Horário Integral. Porém, tendo sofrido o sucateamento de suas dependências e propostas pedagógicas com o passar dos anos (assim como todos os outros do Estado do Rio de Janeiro), a Escola perdeu a credibilidade junto à comunidade gaspariense, passando a atender de 100 a 150 alunos apenas: o que não chega a um terço de sua capacidade de atendimento.
Deixando de fazer parte do quadro de Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro, o Ciep foi municipalizado no final do ano de 2007 e, no ano passado, já fazia parte das escolas da Rede Municipal de Educação de Comendador Levy Gasparian.
O Prefeito eleito Cláudio Manarino reconhece que o Projeto Inovador do Educador Darcy Ribeiro, concretizado por Leonel Brizola, não conseguiu alcançar o objetivo esperado: oferecer uma Educação de qualidade aos filhos das classes populares. Além disso, tem consciência que a proposta inovadora foi muito prejudicada pela falta de continuidade das políticas públicas. Outro fator que teria contribuído para a queda do desempenho seria o custo elevado para manter a escola no padrão ideal. Consequentemente, a proposta inicial teve fim, levando a imagem dos Cieps para o “fundo do poço”, como uma escola marginalizada e de péssima qualidade.
Para mudar tal situação, o atual governo pretende implantar no Ciep propostas inovadoras e atendimento diferenciado, a fim de fazer daquela escola um espaço em que a comunidade gaspariense volte a ter confiança e orgulho. Isso colocará o município como referência na área educacional.
Confira os projetos que a Secretaria de Educação tem para o Ciep já neste ano. Na parte pedagógica, o Ciep oferecerá Atividades Diversificadas dentro do horário regular das aulas. Ou seja, além da carga-horária obrigatória, os alunos da Educação Infantil ao 5º ano terão aulas de Inglês, aulas de Informática (com acesso à Internet), oficinas de Leitura e oficinas de Matemática. Isso tudo em espaços amplos e bem arejados, com material didático-pedagógico de ponta e professores que terão acompanhamento semanal de avaliação e planejamento das aulas.
Para os alunos do 6º ao 9º ano serão oferecidas, além das aulas da grade curricular comum, atividades diversificadas no contra-turno, ou seja, na parte da tarde: escolinha de Futebol e Vôlei, aulas de Reforço para alunos com dificuldades, oficinas de contadores de histórias, aulas de dança, monitoramento no laboratório de informática com acesso à Internet.
Mas não pára por aí. O Ciep oferecerá acompanhamento de nutricionista, atendimento dentário e um pediatra para garantir que os alunos tenham uma educação de qualidade, dentro dos padrões de primeiro mundo. As matrículas começam na próxima terça-feira, dia 13 de janeiro, a partir das 13h. Nas demais escolas, no dia 19 de janeiro. Os interessados devem correr para garantir a sua vaga.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/prefeito-garante-que-fara-do-ciep-municipalizado-padre-joaquim-chaves-de-figueiredo-a-escola-modelo-de-com-levy-gasparian/