Prefeito Claudio Mannarino vistoria pontos mais atingidos pelas fortes chuvas

Inundações e deslizamentos foram registrados em diversos bairros
O prefeito de Comendador Levy Gasparian, Claudio Mannarino, percorreu nesta quinta-feira (13/01) diversos pontos do município que foram mais castigados com a forte chuva que caiu na noite de quarta-feira, provocando inúmeros transtornos.
Houve transbordamento de todos os córregos da cidade, muitas enxurradas nos bairros Fonseca Almeida, Grotão, Gulf e Conjunto Habitacional Luiz Bento Argon, com a água atingindo diversas residências; alagamento da rua principal, a Estrada União e Indústria em diversos pontos durante a madrugada; deslizamentos em residências onde havia cortes de talude, entre outros problemas.
Mannarino iniciou a vistoria pelo km 129 da Estrada União e Indústria, verificando as condições do muro de contenção, onde tem ocorrido constantes deslizamentos de terra. No Conjunto Luis Bento Argon, conversou com moradores que tiveram suas casas invadidas pelas águas, informando sobre a existência de projeto, já licitado, que visa a construção de galeria de captação das águas pluviais nessa localidade. Vale ressaltar, que a grande maioria do volume das águas que atingem o Conjunto em questão, são oriundas da vertente de contenção da MRS Logística.
O bairro Fonseca Almeida foi outro local visitado pelo chefe do executivo gaspariense, onde na noite anterior, foram registrados diversos pontos de alagamentos, inclusive de residências. Alguns moradores da localidade destacaram que a situação poderia ser muito pior se o executivo não tivesse promovido o serviço de desassoreamento e desobstrução das valas, córregos e bueiros recentemente.
Outro ponto crítico vistoriado pelo prefeito foi  a Rua Amir Teixeira Santos, também conhecida como Rua da Pedreira, onde, além dos deslizamentos de terra, a força das águas comprometeu a estrutura da ponte de acesso, que está interditada para o tráfego de veículos.
De acordo com a  Secretaria de Meio Ambiente, a enxurrada destruiu a ala da ponte, além de descalçar a vida, comprometendo a estrutura da mesma que foi interditada para a passagem de veículos, estando permitido apenas o trânsito de pedestres e ciclistas.
O prefeito Cláudio Mannarino, determinou a Secretaria Municipal de Obras, a elaboração imediata de um plano de recuperação da referida ponte. No bairro Gulf, além de muita e forte enxurrada, foi registrado alagamentos na rua Leopoldo Fernandes e Servidão Francisca de Souza, onde a prefeitura detectou a obstrução do córrego que passa pela localidade, já solucionado.
Voltando a Estrada União e Indústria, o Prefeito Claudio Mannarino  vistoriou com sua equipe os kms 133 e 134, onde uma imensa quantidade de lama oriunda de empresas ali localizadas, tem inundado a ciclovia e grande trecho da via, nos dois sentidos.
Foram discutidas as formas de dar fim a estes problemas e assim, proporcionar mais tranquilidade e segurança não só aos moradores das proximidades, mas também a população em geral, que utiliza a Ciclovia para ir e vir. Ciclovia essa que vem sendo danificada a cada temporal, ficando nesses pontos tomada por lama, pedras e buracos.
Como se pode ver, muitos transtornos foram causados pela tempestade que se abateu sobre Levy Gasparian na noite de quarta-feira. Homens e máquinas da prefeitura, mais precisamente da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, aturam durante todo o dia na retirada de lama, terra e entulhos,  numa força tarefa que contou ainda com as participações do DER – RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro), Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Defesa Civil do município.

Acompanharam o prefeito Claudio Mannarino na vistoria, a primeira-dama e Secretária de Governo Heloisa Mannarino, Secretário de Obras Miguel Lacerda, Secretário de Serviços Públicos Ueber José, Secretário de Meio Ambiente Marcelo Vasques e Coordenador da Defesa Civil Fábio Simões.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/prefeito-claudio-mannarino-vistoria-pontos-mais-atingidos-pelas-fortes-chuvas/