Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Educação, se inscreveu na da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), promovida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, através da gestão do diretor Ricardo Sartine, Ciep Municipalizado.

Um aluno da rede municipal de Comendador Levy Gasparian ganhou medalha de prata. Ele estuda no  CIEP Municipalizado Pe. Joaquim Chaves de Figueiredo e se chama Rodrigo Silva Kemps, aluno do 9º Ano.  Esta é a 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As provas foram aplicadas no mês de maio deste ano e o resultado foi divulgado no dia 17 de julho.
A iniciativa de participação foi do atual diretor Ricardo Sartine desta Unidade Escolar que, com apoio da Orientadora Educacional Edna Souza e professora de ciências Simone Gorges, motivaram os alunos a realização das provas OBA e mostra de foguetes. Para a direção escolar, foi a primeira vez que a escola recebe uma medalha de Prata na OBA e coloca nosso município no mapa das cidades vencedoras. Por sua vez, o aluno Rodrigo comentou que foi a primeira vez que participou desta olimpíada que foi a nível nacional e que se interessa por assuntos relacionados a química, física, biologia e astronomia.
A olimpíada é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com objetivo de promover a difusão do conhecimento sobre o tema de uma forma lúdica. O público alvo são estudantes de todos os anos Ensino Fundamental e Ensino Médio de todo país. As provas são compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio.

O prefeito Claudio Mannarino elogiou a iniciativa do diretor Ricardo Sartine e colocou sua gestão a serviço de iniciativas como essa, que demonstram como a educação gaspariense está no caminho certo.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/olimpiada-brasileira-de-astronomia-e-astronautica/