NOTA – CARRO FUMACÊ

A aplicação do inseticida por termonebulização (Fumacê), é utilizado para controle de surtos e epidemias em períodos emergenciais, estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Para que este procedimento ocorra é realizado uma análise nos dados epidemiológicos do município, as ocorrências e casos de transmissão de arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika). Portanto, só pode ser feito quando há presença dos vírus circulando.

O inseticida pulverizado pelo Termonebulizador (Fumacê), em uma localidade se torna prejudicial para o meio ambiente, para os animais e os seres humanos se for usado de forma indiscriminada sem critérios estabelecidos. No mínimo, são feitas quatro aplicações em uma determinada área, ou seja, quatro semanas com aplicação do inseticida.

A ação do inseticida e temporária e pontual, e só atinge o mosquito na fase adulta (alado) que já está voando, não combate os ovos e as larvas. Por isso a melhor forma de evitar os mosquitos é eliminando os criadouros. Nas visitas e vistorias feitas pelos agentes de endemias nos imóveis do município são encontrados muitos focos com criadouros do Aedes aegypti havendo um aumento significativo desta incidência.

Portanto, a população precisa colaborar, colocando em prática a limpeza de quintais, mantendo caixas d’água e tanques bem tampados; evitando jogar lixo em terrenos baldios, não deixando água acumular sobre a laje e calhas entupidas, evitando guardar pneus velhos, garrafas e qualquer recipiente que possa acumular água parada.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/nota-carro-fumace/

Pular para o conteúdo