Mesmo com o maior IDEB da região nas séries iniciais, Prefeitura de Comendador Levy Gasparian realiza projeto inédito na Educação

Com o intuito de elevar a qualidade na rede municipal de ensino, o prefeito de Comendador Levy Gasparian, Cláudio Mannarino, colocou em prática, um projeto inédito na área da educação em todo o estado do Rio de Janeiro, denominado “Levy: uma cidade educadora”. Nessa área, Mannarino diz abertamente, que deseja ver em pleno funcionamento, uma política educacional nos mesmos moldes da que foi apresentada ao país, pelo saudoso educador Darcy Ribeiro, quando da concepção e implantação dos CIEP’s.
Na prática, o programa visa oferecer atividades diversificadas, que nunca fizeram parte do currículo do município, a fim de melhorar o IDEB (?ndice de Desenvolvimento da Educação Básica), que avalia e compara – em ordem nacional, os níveis da educação nas escolas brasileiras. Atualmente o município está classificado com a média 4,4 nas séries iniciais, a melhor da região – incluindo Três Rios, que aparece com 4,0) e 3,6 nas séries finais (Três Rios aparece com 3,9). A média nacional foi 4,2 em 2007.
As ADs (Atividades Diversificadas) são práticas oferecidas aos alunos, dentro de sua carga horária escolar, visando os melhores resultados possíveis. Dessa forma, as crianças desenvolvem diferentes atividades na área do conhecimento, inovando. “Levy, Uma Cidade Educadora” além de inovador representa um avanço no pensamento escolar, já que atinge desde as séries iniciais, com foco direto na aprendizagem desde as séries iniciais, num estágio infinitamente superior aos padrões oferecidos pelos colégios particulares.
A comunidade tem recebido com bastante entusiasmo esse projeto. Beatriz, mãe de uma aluna do Ciep Municipalizado atesta: “Estou muito satisfeita com a educação que a minha filha tem recebido na escola. Nunca imaginei que ela pudesse ter atividades que nem em escolas particulares encontramos. Ela chega em casa toda animada, falando em inglês e dizendo que agora sabe usar o computador”.
A secretária de Educação, Professora Vanessa Souza, destaca que o projeto é inovador por atuar nos dois eixos da educação: na aprendizagem dos alunos e na formação do professor. Já que, enquanto os alunos recebem as ADs, os professores recebem formação continuada, ou seja, são capacitados no próprio horário de trabalho. “Assim, realmente faremos de Levy uma cidade educadora”, destaca o prefeito Cláudio Mannarino, que tem demonstrado, com a execução desse projeto, que a educação do município gaspariense realmente é uma bandeira que merece sua atenção e promete ainda trazer mais inovações. Prova disso é fato de o município também oferecer aula de dança de salão em diversas escolas, além de escolinhas de futebol no Ciep, que tem se transformado na escola modelo do atual governo.

Confira as atividades diversificadas (ADs) oferecidas no município:

1. Oficina de Língua Portuguesa: visa desenvolver a leitura e produzir diversos gêneros textuais, preparando os alunos para a Prova Brasil e desenvolvendo sua capacidade lingüística;
2. Oficina de Matemática: desenvolve a capacidade de raciocínio lógico dos alunos, preparando também os estudantes para a prova Brasil, através de atividades de cálculos, raciocínio matemático e equação de problemas práticos envolvendo os números;
3. Informática: prepara os alunos do 1? período da Educação Infantil ao 5? ano de escolaridade da Educação Fundamental para lidar com o ambiente interativo da informática, tendo em vista que vivemos numa era digital que requer o conhecimento da linguagem da computação; e
4. Inglês: ensina a língua inglesa como a segunda língua dos alunos a partir do 1? período da Educação Infantil, interagindo com o mundo atualizado de forma dinâmica e eficaz. IMPRENSA PMCLG.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/mesmo-com-o-maior-ideb-da-regiao-nas-series-iniciais-prefeitura-de-comendador-levy-gasparian-realiza-projeto-inedito-na-educacao/