Levy Gasparian terá Programa em Saúde do Trabalhador

A prefeitura de Levy Gasparian, estuda implantar o Programa em Saúde do Trabalhador para promover ações e melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.
Na última terça-feira (16), o prefeito Claudio Mannarino, realizou uma reunião com o coordenador do (CEREST Cs Regional) Walace Alves, para discutir a implantação do programa. Estavam presentes na reunião, o secretário de Saúde Adriano Vasconcelos, a primeira-dama Heloísa Mannarino e o técnico Luís Rogério.
O que o CEREST faz?
(Programa em Saúde do Trabalhador)
Presta acolhimento aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho. Realiza promoção e proteção dos trabalhadores, investiga as condições do ambiente laboral, utilizando dados epidemiológicos obtidos através dos atendimentos clínicos e das notificações e comunicações de acidente do trabalho (NAT e CAT), bem como informações provenientes das visitas aos locais de trabalho, em conjunto com as Vigilâncias: Epidemiológica, Sanitária e Ambiental (Vigilância em Saúde do Trabalhador).
As atividades dos Cerests devem, necessariamente, estar articuladas com o Programa em Saúde do Trabalhador do município com os demais serviços da rede do SUS e outros setores de governo (intra e interinstitucional), que devem orientar e fornecer retaguarda, a fim de que os agravos à saúde relacionados ao trabalho possam ser atendidos em todos os níveis de atenção, de forma integral e hierarquizada.
Este suporte deve se traduzir pela função de inteligência, acompanhamento e práticas conjuntas de intervenção especializada, incluindo ações de vigilância e formação de recursos humanos.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/levy-gasparian-tera-programa-em-saude-do-trabalhador/