Levy Gasparian realiza plano de ação de combate ao bullying

A violência que se presencia  nas  escolas  é  uma  das  facetas  dos variados tipos de violência que existem na sociedade contemporânea. O bullying é uma delas. Pode ocorrer por uso da força física, psicológica ou intelectual para obrigar outra pessoa a fazer algo que não está com vontade. Ela se manifesta de múltiplas formas, seja por meio de relações de domínio-submissão ou do silêncio diante de algum ato violento. Daí a necessidade de um Plano de Ação de Prevenção e Combate ao Bullying.
Tendo em vista esse cenário, a Prefeitura de Comendador de Levy Gasparian organizou seu Plano de Ação de Prevenção e Combate ao Bullying. Esse plano é resultado do diálogo e da parceria com os educadores, secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e sociedade no geral. Ele apresenta uma lista de ações que objetivam combater e inibir qualquer prática de violência nas escolas.
Constituem objetivos do Programa de Combate à Intimidação Sistemática da Lei 13.185/2015 e, portanto, desse PLANO DE AÇÃO:
1 – Prevenir e combater a prática da intimidação sistemática (bullying) em toda a sociedade.
2 – Capacitar docentes e equipes pedagógicas para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema.
3 – Implementar e disseminar campanhas de educação, conscientização e informação.
4 – Instituir práticas de conduta e orientação de pais, familiares e responsáveis diante da identificação de vítimas e agressores.
5 – Dar assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores.
6 – Integrar os meios de comunicação de massa com as escolas e a sociedade, como forma de identificação e conscientização do problema e forma de preveni-lo e combatê-lo.
7 – Promover a cidadania, a capacidade empática e o respeito a terceiros, nos marcos de uma cultura de paz e tolerância mútua.
8 – Evitar, tanto quanto possível, a punição dos agressores, privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil.
A SME tem realizado reuniões com a equipe de diretores e orientadores a fim alinhar as ações do Plano de Ação e coloca-lo em prática. No último dia 8 de junho, reuniu-se com os diretores e hoje (14), com os orientadores da Rede. Todos estão juntos contra o Bullying.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/levy-gasparian-realiza-plano-de-acao-de-combate-ao-bullying/