Levy Gasparian oferece aulas de letramento matemático e textual para enriquecer currículo do 9º ano

A Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian, por meio da Secretaria de Educação, desde fevereiro de 2021, tem oferecido aos alunos do 9º ano, que é a fase concluinte do Ensino Fundamental, aulas de letramento matemático e textual.

Afinal, o que é letramento? Consiste na habilidade de a pessoa conseguir atender à demanda que a leitura e a escrita impõem nas práticas cotidianas, exercendo, assim, plenamente a sua cidadania.
A inclusão dessas matérias na matriz curricular do 9º ano objetiva elevar o letramento dos alunos das séries concluintes, tendo em vista a necessidade de eles interagirem com eficiência à demanda social que envolve leitura e problemas matemáticos.
Além disso, pretende recuperar o déficit de conteúdo resultante da pandemia em 2020 e durante as séries anteriores, através do trabalho com habilidades e competências necessárias nessas áreas do saber.
É um projeto-piloto que está sendo realizado através de aulas remotas com as professoras, Patrícia Alves (Letramento Textual) e a Renata Gaudard (Letramento Matemático), que utilizam material impresso e online, além do uso do Google Meet com os alunos.
O material utilizado tem sido elaborado pelas próprias professoras, atendendo ao perfil das turmas e às habilidades e competências a serem trabalhadas. A secretaria de educação pretende expandir o projeto aos outros anos de escolaridade do II Segmento do Ensino Fundamental nos próximos anos.
Além da interação com os alunos, as professoras realizam periodicamente encontros de planejamento e formação, a fim de aprimorar o trabalho dessas matérias.

Outra ação é a realização de avaliação diagnóstica feita pelos alunos do 9º ano, de modo a alinhar as ações que serão realizadas diante do resultado obtido, além de discutir ideias para dinamizar as aulas e desenvolver atividades relacionadas aos descritores da Prova Brasil.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/levy-gasparian-oferece-aulas-de-letramento-matematico-e-textual-para-enriquecer-curriculo-do-9o-ano-2/