Levy Gasparian inicia Aplicação do Protocolo de Leitura aos Alunos do 2º Segmento do Ensino Fundamental

A pesquisa “A formação do leitor no Ensino Fundamental: um estudo de caso com estudantes do Ensino Fundamental do município de Comendador Levy Gasparian – RJ” está em andamento como uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, representado pelo grupo de pesquisa LINFE – Linguagem, Infância e Educação.

O protocolo de leitura é o instrumento central dessa pesquisa, pois trata-se de uma avaliação individual que tem como objetivo investigar as estratégias de leitura mobilizadas pelos alunos na interação com diferentes gêneros textuais. A aplicação do protocolo de leitura está sendo conduzida pela equipe de orientação pedagógica da rede municipal de ensino, contando também com a participação de duas professoras do Ensino Fundamental I e II.

A aplicação teve início no dia 19 de junho e se estenderá até o dia 07 de julho. Durante esse período, serão avaliados 449 alunos do Ensino Fundamental II. Já nas duas primeiras semanas de agosto, serão avaliados os 578 estudantes do Ensino Fundamental I.

É importante ressaltar que a equipe de aplicadas passou por uma formação conduzida pelas professoras Hilda Micarello e Luciane Souza nos dias 13 e 15 de junho. Essa formação foi uma condição fundamental para assegurar a confiabilidade dos resultados obtidos ao longo da pesquisa. A aplicação do protocolo de leitura visa contribuir para o aprimoramento das práticas de leitura no ambiente escolar, identificando as estratégias utilizadas pelos alunos e promovendo “pistas” que poderão direcionar ações pedagógicas mais efetivas no desenvolvimento das habilidades de leitura.

Esse estudo de caso é de extrema importância para a compreensão dos processos de formação do leitor no Ensino Fundamental e, por meio dele, espera-se obter ganhos para o aprimoramento do ensino da leitura e fomento do prazer pela leitura entre os alunos, visando a uma educação de qualidade e uma formação integral dos alunos.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/levy-gasparian-inicia-aplicacao-do-protocolo-de-leitura-aos-alunos-do-2o-segmento-do-ensino-fundamental/