Iniciada a revitalização do Museu Rodoviário

100_4414Quarta-feira, 13 de janeiro de 2016. Este é um dia histórico para Comendador Levy Gasparian e principalmente, a administração do prefeito Cláudio Mannarino, que após muita luta e perseverança, acompanhou o início dos trabalhos de revitalização do Museu Rodoviário.

Sob a coordenação do Instituto Triunfo, o projeto se materializa por meio da Concer e Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e visa a recuperação do Museu Rodoviário que compreende o restauro do edifício histórico, bem como todo o seu acervo.

Vale ressaltar que o edifício do Museu é o único remanescente de doze estações de mudas de mula da antiga Estrada União e Indústria, sendo, juntamente com seu acervo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), acervo este composto por uma representativa coleção de veículos e documentos da história do rodoviarismo no Brasil, entre outros objetos.

Os veículos estão sendo o primeiro alvo da ação, sendo transferidos para o pátio da Prefeitura, onde serão restaurados por José Carlos Vieira, conhecido como Panthion Opala, empresário residente em Comendador Levy Gasparian que há longos anos atua exclusivamente na restauração de carros antigos e que foi contrato pelo Instituto Triunfo para a execução deste serviço.

A arquiteta Maria Cristina Wolff de Carvalho, do Instituto Triunfo, destacou que o projeto de restauro aprovado pelo IPHAN contempla a construção de anexo visando a preservação do acervo até então exposto, acrescentando que a execução será feita em três etapas, contemplando separadamente o restauro do edifício, maquinário e peças internas.

Visivelmente emocionado e feliz, o Prefeito Cláudio Mannarino lembrou que o restauro do Museu Rodoviário só estava se concretizando por conta da parceria com o Diretor Presidente da Concer, Pedro Jonsson, que sensibilizou-se com seus apelos, abraçando a causa e tornando um sonho antigo de toda a população gaspariense, numa realidade, que é o restauro do Museu Rodoviário.

Sob olhares atentos e curiosos da população, pouco a pouco as peças externas começaram a serem retiradas, mudando gradativamente uma imagem que durante anos fez parte da vida dos gasparienses, principalmente os moradores da localidade de Mont´Serrat, que num futuro próximo voltarão a ter o Museu Rodoviário de portas abertas.

100_4411

100_4398

100_4407100_4405

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/iniciada-a-revitalizacao-do-museu-rodoviario/