Dezembro Vermelho

O mês de dezembro marcado pelo Mês Mundial de Luta Contra a Aids, traz um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do tratamento do HIV, vírus sexualmente transmissível que afeta o sistema imunológico, mas que se tratado adequadamente não evolui para a Aids. Atualmente, existem diversas formas de evitar a infecção e a transmissão do HIV, a chamada prevenção combinada.

O combate ao HIV e à AIDS é feito de maneira combinada. A primeira medida é buscar evitar que a pessoa se exponha ao vírus e isso é feito a partir do uso de preservativo nas relações sexuais e no não compartilhamento de seringas e de materiais perfurocortantes. Ainda não há vacina específica contra o HIV aprovada para a população, mas é muito importante manter a vacinação de outras infecções sexualmente transmissíveis em dia, por exemplo, contra o HPV e Hepatite A e B, para manter o corpo imunizado contra esses agentes.

A luta do Dezembro Vermelho é contra o vírus, mas também sobre como a pessoa que convive com HIV é vista pela sociedade. O paciente, como todo cidadão, tem o direito a uma vida comum.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/dezembro-vermelho-2/

Pular para o conteúdo