Consciência Fonológica: Veja como é importante para alfabetização

A Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Educação, promoveu no dia 24 de agosto, a formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização e de atividades diversificadas, com o tema” CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA”.

A palestrante da noite foi a Fonoaudióloga, Mestre em Estudos da Linguagem, Especialista em Alfabetização e Linguagem, Fernanda Lado Oliveira, que discorreu sobre a importância da consciência fonológica no processo de alfabetização e que a intervenção dos professores é imprescindível para que o aluno avance nas etapas de níveis de escrita.

Fernanda demonstrou, com atividades práticas e lúdicas, que o aluno é capaz de progredir e se apropriar da linguagem escrita. A consciência fonológica é a habilidade que todos nós temos para lidar com a estrutura sonora da fala e trabalhar seus componentes estruturais. Ela permite também a possibilidade de pensar a linguagem como um objeto, a consciência fonológica na alfabetização deve ocorrer por meio de estímulos. Esse exercício se dá através do desenvolvimento das habilidades trabalhadas, ou seja, da reflexão, identificação e da manipulação dos sons presentes em nossa língua. A criança deve perceber as palavras, as frases, as sílabas, os fonemas; ou seja, os componentes da fala tão importantes para o desenvolvimento dos pequenos.

O prefeito Claudio Mannarino reafirma seu compromisso com a educação através da formação continuada dos seus professores e acredita que investir nas gerações futuras é o melhor caminho para uma sociedade mais justa. Através da Secretaria de Educação, tem realizado capacitação aos educadores da rede de modo contínuo e sistemático. Afinal, a educação exige reflexão e ação de mãos dadas.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/consciencia-fonologica-veja-como-e-importante-para-alfabetizacao/

Pular para o conteúdo