Prefeitura firma parceria com faculdade de educação para desenvolvimento de estudos e pesquisa

A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, representada pelo grupo de pesquisa LINFE – Linguagem, Infância e Educação – desenvolverá durante este ano letivo de 2023, a pesquisa A formação do leitor no Ensino Fundamental: um estudo de caso com estudantes do Ensino Fundamental do município de Comendador Levy Gasparian – RJ. O objetivo do estudo é identificar habilidades de leitura desenvolvidas pelos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e as estratégias de leitura mobilizadas por esses estudantes para interagir com textos de diferentes gêneros – para que, de posse de tais dados, apresente uma proposta de desenvolvimento profissional docente que terá como base as “lacunas” identificadas na formação leitora de nossos alunos.

A pesquisa será coordenada pela Professora Doutora Hilda Micarello, que também vem coordenando os encontros quinzenais do grupo de estudo da SME: o grupo Café Pedagógico, que por sua vez é composto pelas coordenadoras da secretaria de educação, pela Secretária Municipal de Educação, pelos orientadores pedagógicos e professores da rede convidados. A parceria teve início em março deste ano letivo e até o presente momento já foram realizados três encontros, que tiveram por objetivo a produção da Matriz de Referência que expressará as habilidades e estratégias de leitura a serem avaliadas em cada segmento e também a elaboração (revisão) do protocolo de leitura, em duas versões: anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental.

A Secretária Municipal de Educação, a Professora Doutora Vanessa Sousa, acredita que a formação do leitor é uma meta central do processo da Educação Básica. Por isso, a formação do leitor é um compromisso das diferentes áreas de conhecimento e componentes curriculares, não podendo ficar restrita à disciplina de Língua Portuguesa.

Assim, coerente com essa posição, a SME vê nessa parceria a possibilidade de pensar ações no âmbito do desenvolvimento profissional docente, que tenha por referência o resultado obtido nos dados que a pesquisa irá gerar, de forma a oferecer para todos os professores da rede municipal de educação uma formação que possa dialogar com os resultados gerados pela pesquisa. É mais uma forma de fomentar qualidade ao ensino no governo Claudio Mannarino.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/prefeitura-firma-parceria-com-faculdade-de-educacao-para-desenvolvimento-de-estudos-e-pesquisa/