Prefeitura de Levy Gasparian promove formação de professores da educação infantil

A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, promoveu, no dia 19 de abril, às 17h30, na Escola Municipal São João Batista, a Formação Continuada com as professoras da Educação Infantil. O tema proposto foi “AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA.”
A coordenadora do segmento, Daniela de Carvalho Almada, iniciou o encontro destacando sobre o papel do desenho na infância, como ele favorece para que a criança exercite suas habilidades motoras e desenvolva sua imaginação e criatividade. Desenhar é uma das primeiras formas de expressão da criança e sinalizadora do seu desenvolvimento e aprendizagem. Muitas vezes, o desenho é visto como um mero passatempo da criança, mas percebe-se a sua importância para o desenvolvimento cognitivo, tendo como foco a construção de processo de alfabetização sob a perspectiva da Neurociência.
Estudos nesta área buscam evidências de compartilhamento de áreas cerebrais comuns entre o desenho e a escrita, baseados nas pesquisas de alguns neurocientistas. O desenho é um sistema de representação muito similar ao da linguagem e que necessita da aquisição de esquemas para se desenvolver. Ao desenhar, as crianças estão modelando os sistemas neurais, praticando autossincronização e autointegração dos gestos, estimulando e treinando as células especializadas do córtex visual para linhas e formas, discriminando os limites da imagem.
 A partir do momento em que a criança olha para seus desenhos e dá um significado para eles, inicia-se o processo de formação do pensamento simbólico, que é a base do de leitura e escrita, sendo assim, paramos um momento para discutirmos os estágios de Piaget, que biologicamente muito contribuem para esse entendimento do docente sobre as fases da criança.
Ter clareza da função que o desenho exerce no cérebro humano é importante para direcionar as práticas pedagógicas, tanto para a valorização e a estimulação dessa linguagem, como para a conscientização da comunidade escolar, mostrando que ele é um elemento essencial para o desenvolvimento da criança. Para que essa conscientização aconteça de fato, o prefeito Claudio Manarinno apoia o aprimoramento dos professores da nossa rede em prol do compromisso com a educação da nossa cidade.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/prefeitura-de-levy-gasparian-promove-formacao-de-professores-da-educacao-infantil/