A partir da assinatura do contrato com a ACISPES (Associação de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé de Serra), o paciente residente em Levy Gasparian que necessitar de atendimento, de tratamento médico ou de qualquer outra utilização médica, contará com transporte rigorosamente adequado para a locomoção. Assim, o automóvel – ambulância, micro-ônibus ou similar, busca o gaspariense em sua residência, leva para o atendimento em Juiz de Fora-MG e depois retorna ao município para trazer o paciente de volta ao lar, com tratamento Vip, utilizando-se de toda a estrutura disponível na ACISPES.
Logo na entrada de Juiz de Fora, na Avenida Independência, no bairro São Mateus, a entidade está construindo um Hospital, com tecnologia e medicina de ponta, para atender ao consórcio de municípios – futuramente, nos casos mais delicados.
No próprio site da associação (www.acispes.org.br) está registrado o empenho do prefeito em procurar o melhor para a população local. “No dia 29 de dezembro, a ACISPES recebeu a visita de Cláudio Mannarino, prefeito de Levy Gasparian, município localizado no Estado do Rio de Janeiro. O chefe do executivo veio conhecer as instalações e os serviços da agência e pleitear a associação do seu município à ACISPES.”
Mannarino se reuniu com a Secretária-Executiva da ACISPES, Marta Carrilho, e visitou os ambientes do Centro Intermunicipal de Especialidades em Saúde (CIES), a nova sede da agência. Após a visita, o prefeito encaminhou documento solicitando sua associação ao atendimento assistencial realizado pelo consórcio e informando o início dos procedimentos necessários para a conclusão desse processo.
Com a associação de Levy Gasparian, a ACISPES deixa de ser uma associação intermunicipal e passa a ser uma associação interestadual, abrangendo Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Essa parceria [com Levy Gasparian] irá fortalecer nosso trabalho, pois abrirá espaço para a discussão e pactuação entre os Secretários Estaduais de Saúde dos dois estados”, afirma Marta Carrilho. Segundo ela, há a possibilidade, ainda, de que o município fluminense faça adesão ao transporte em saúde realizado pela agência, serviço que é custeado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES).
IMPRENSA PMCLG.