Durante todo o ano letivo, a Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Educação, promove rodas de conversas com os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º), com o objetivo de integrar serviços de saúde, educação e assistência social, em apoio a comunidade escolar, que integra não só alunos, mas também professores, profissionais de apoio, pais e responsáveis.
Outro objetivo das rodas de conversas é minimizar a violência, através de ações específicas, abordando temas como assertividade, empatia e tolerância, a partir da apresentação de situações passíveis de ocorrerem no dia a dia de uma comunidade escolar, com inevitável reflexo no emocional dos envolvidos, partindo-se para a discussão sobre como lidar com tais questões.
Trata-se do projeto “Inteligência Emocional nas Escolas”, que conduzido por psicólogos da rede educacional, promove mensalmente rodas de conversas com esses alunos e atividades fins, tendo por base a Lei 14.819, de 16 de janeiro de 2024, que “Institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares”.
A adolescência é uma fase de intensas mudanças e desafios, por isso, é fundamental criar espaços de diálogo que ajudem os jovens a explorar e entender suas emoções. Com temas mensais voltados à saúde mental, buscamos fortalecer a resiliência emocional, a empatia e a autocompreensão, preparando os alunos para lidar com as complexidades da vida de maneira mais saudável e consciente, enfatizou Érica de Carvalho Vieira, coordenadora do Ensino Fundamental II no município.
A Secretária da pasta, Vanessa Souza da Silva, destacou serem as palestras realizadas com todas as turmas do Fundamental II, lembrando que o projeto “Inteligência Emocional nas Escolas”, é um subprojeto da ação denominada “Levy Gasparian uma Cidade Educadora”, compromisso do prefeito Cláudio Mannarino com uma educação de qualidade.