O Prefeito Cláudio Mannarino abriu os trabalhos, citando a importância do evento para o progresso do município, servindo como um espaço democrático para a discussão das carências e necessidades da área educacional e para a elaboração do Plano Municipal de Educação, que será desenvolvido ao longo de 10 anos, após aprovação da Câmara Municipal.
O Plano em questão, é uma das principais metas da CONAE (Conferência Nacional de Educação), que acontecerá em 2010, em Brasília, com Com. Levy Gasparian já trabalhando em sua elaboração.
Após o pronunciamento do Prefeito e da Secretária de Educação, a professora e mestre Tânia Maria Machado Pinto, apresentou à assembléia as principais metas que deverão ser contempladas no Plano Municipal de Educação. Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde comentaram o tema central e eixos temáticos da CONAE (Conferência Nacional de Educação), que são os seguintes:
* Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional;
* Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação;
* Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar;
* Formação e valorização dos professores da educação;
* Financiamento da educação e controle social;
* Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.
Estiveram presentes a I Conferência Municipal de Educação de Comendador Levy Gasparian, a Coordenadora Regional de Educação Dalvanícia de Oliveira, o Prof. André Luiz R. Mattos, secretários e coordenadores municipais, professores da rede municipal, técnicos da SME, representantes do poder legislativo, de associações dos bairros, do Conselho Tutelar, de pais dos alunos, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e populares. (Imprensa PMCLG)