O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – é um serviço específico para o tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, neuroses, psicoses e demais quadros. O objetivo do CAPS é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
É importante destacar que o CAPS é um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações hospitalares. O público específico são os adultos. Para acesso aos serviços, as pessoas podem ir diretamente a unidade. Os projetos, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, preocupando-se com o usuário, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.
Para compor a equipe foram analisados alguns critérios técnicos, nomes de pessoas idôneas, honestas, comprometidas e com disponibilidade para atuar no cargo e que tivessem o propósito de ajudar a enfrentar esse desafio de conseguir uma reinserção social dos usuários.
A equipe é composta por: Coordenadora, Psiquiatras, Enfer
Segundo os Oficinistas Oscar Manoel Machado e Célia Rocha de Freitas, os objetivos das Oficinas Terapêuticas são: externalização de sentimentos e conflitos internos, estímulo das habilidades manuais e corporais, melhorar a integração grupal, estimulando assim, o aspecto sócio-afetivo. O CAPS conta com espaço próprio e adequadamente preparado para atender à sua demanda específica, oferecendo um ambiente estruturado para os usuários. Existem Consultórios individuais; Sala para atividades grupais (Artesanato;Cinema;Música,Inte
O CAPS funciona das 8h às 16h, na Estrada União e Indústria, 139, Km 131, Reta / Comendador Levy Gasparian-RJ.