«

»

out 28 2010

Vacinação contra Brucelose foi encerrada em Levy Gasparian

brucelose10A exemplo das demais iniciativas desenvolvidas no município em prol da melhoria da qualidade de vida da população em geral, sob todos os aspectos, desde o início de seu governo, o Prefeito Cláudio Mannarino tem apoiado toda e qualquer ação ou projeto que culmine em benefícios para os gasparienses, incluindo campanhas da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro).

Assim sendo, Cláudio Mannarino participou da abertura e encerramento da campanha de vacinação contra Brucelose, que foi realizada no município numa parceria da EMATER com a Prefeitura Municipal, num trabalho que teve como objetivo, a vacinação de todas as bezerras com idade entre 3 a 8 meses.

Segundo Roberto Lite Villela, Supervisor da Emater-Rio, a Brucelose é uma doença de caráter crônico dos bovinos que, além de acarretar perdas ao rebanho, faz parte do grupo de doenças classificadas como zoonoses, ou seja, afetam também o ser humano.

E foi justamente a preocupação do governo municipal para com o assunto, que fez a Prefeitura local abraçar a campanha junto a Emater, percorrendo as pequenas e médias propriedades localizadas em Comendador Levy Gasparian e orientando no que se refere as normas do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sobre a erradicação da Brucelose.

Segundo o prefeito Cláudio Mannarino, nas duas fases da campanha, realizadas nos meses de abril e outubro, conseguiu-se vacinar a totalidade das fêmeas bovinas entre 3 a 8 meses e a consequêcia disso é que quando esses animais entrarem em produção, a qualidade do leite consumido pela população será melhor, além de evitar perdas no rebanho. (Imprensa PMCLG)