Prefeito pede que Levy Gasparian tenha sua importância reconhecida na História do Brasil!!

reconheceCom o objetivo de incluir o município nas comemorações dos 300 anos da Estrada Real e de resgatar a importância histórica, cultural e a vocação turística de Comendador Levy Gasparian no cenário brasileiro, o Prefeito Cláudio Mannarino participa juntamente com a ONG Instituto João Ayres, de Minas Gerais, o Ministério da Educação (do Governo Federal), UFF (Universidade Federal Fluminense) e iniciativa privada, da elaboração de projetos e de estudos internacionais na área arquelógica na região.
O Chefe do Executivo determinou que seja iniciado um levantamento topográfico para restaurar o legítimo “Caminho da Estrada Real”, que passava pelas terras pertencentes a Levy Gasparian, servindo de principal acesso – durante os anos do Brasil-Império, para o transporte do ouro e de várias outras riquezas (extraídas das Minas Gerais) que seguiam com destino a capital do Império, o Rio de Janeiro, para depois – então, seguirem, sob as ordens da Corôa Imperial, para Portugal.
De acordo com documentos oficiais de propriedade de várias instituições do governo brasileiro, o responsável pela segurança e pela administração da Estrada Real era Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes, que vivia nas proximidades do atual distrito de MontSerrat. Ali, numa espécie de aduana (Posto de Fiscalização), fazia-se a conferência das cargas, de valores e outros bens, além do pagamento obrigatório da parte devida ao Império.
Naquela época, todo o controle do ouro, dos diamantes, pedras preciosas e de qualquer outro ítem de valor que era produzido nas cidades de Ouro Preto, Mariana, São João Del Rey, Diamantina-MG e em várias outras, passavam obrigatoriamente por essas terras, atualmente, Comendador Levy Gasparian.
Na tarde da última quarta-feira (dia 21), o prefeito reuniu-se com o representante do Ministério da Educação no Estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, o Professor Cícero Mauro Fialho Rodrigues, na sede do Ministério no centro do Rio de Janeiro. Ele enalteceu a decisão do prefeito de resgatar e divulgar a importância de Levy Gasparian na história do Brasil.
Falando em nome do Ministro da Educação – Fernando Haddad, o professor Cícero agendou uma visita a Pedra de Paraibuna e à rede escolar gaspariense e aprovou a elaboração de um projeto conjunto – de iniciativa de Cláudio Mannarino, entre a Prefeitura de Levy Gasparian, Mathias Barbosa, Simão Pereira, Belmiro Braga e Santana do Deserto, juntamente com o Governo Federal para a captação de recursos e de outras verbas para o Projeto de Revitalização do Trem Turístico de passageiro, envolvendo todos os municípios vizinhos.
Esse projeto, já foi encaminhado ao Ministério através da Associação Portal do Caminho Novo da Estrada Real, presidido pelo empresário Luiz Homem de Faria Filho, o Luizinho do Hotel Fazenda Santa Helena.
Antes de encontrar-se com o representante do Ministro da Educação, o Prefeito conversou separadamente com os Arqueólogos André Guimarães e o Inglês Alastair Richard, além do Professor Nireu Oliveira Cavalcanti, Arquiteto e Historiador da UFF e com Ayram Resende Boa Morte, do Instituto João Ayres, de Belo Horizonte. IMPRENSA PMCLG.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/prefeito-pede-que-levy-gasparian-tenha-sua-importancia-reconhecida-na-historia-do-brasil/