«

»

nov 12 2013

Passarela passa a integrar Ciclovia na Boca da Barra

100_9168-800x597Numa operação que exigiu bastante habilidade e adoção de severas medidas de segurança, como a interrupção do trânsito e do fornecimento de energia elétrica, foi instalada na manhã de domingo, a passarela que permitirá a continuidade da Via Alternativa de Segurança – Ciclovia, nas imediações do acesso ao bairro Santo Antônio da Cachoeira (Grotão).

A operação, que contou com apoio da Guarda Municipal, sendo acompanhada pelo prefeito Cláudio Mannarino, utilizou dois guindastes, também chamados de Gruas (Guindastes Universal de Torre), que fizeram o transporte da passarela construída em concreto, para a base previamente preparada.

Curiosos se aglomeram para acompanhar o processo, que levou algumas horas até sua conclusão, que permitirá que todo o trecho urbano da antiga Estrada União e Indústria, do Gulf a Fernandes Pinheiro, conte com a Ciclovia.

Além da passarela, outra novidade com relação a obra é a iluminação de toda sua extensão, quase sete quilômetros, com exceção do trecho onde está sendo construído o muro de contenção no km 129.

São mais de 300 braços de luz compondo a iluminação pública junto a Ciclovia, aumentando a segurança não só dos ciclistas, mas da população em geral. Desde aquelas pessoas que utilizam a via para a prática de caminhadas, aos gasparienses em geral, já que ruas iluminadas inibem a prática de crimes.

Vale destacar que o projeto da Via Alternativa de Segurança prevê ainda paisagismo em toda a sua extensão, certamente deixando a cidade mais bela, o que já se tem verificado com as mudanças gradativas que vem ocorrendo através da construção da Ciclovia, uma das grandes realizações da atual administração de Comendador Levy Gasparian.