«

»

jul 08 2009

Jovens gasparienses tem participação efetiva durante a IV Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

cmcaImplantação de cursos profissionalizantes com meios que estimulem os jovens a participarem, como por exemplo, o 1° emprego do estudante; criação de mini-fóruns visando o intercâmbio das comunidades; trabalho de apoio as mães solteiras, através de Conselho de Assistência Mãe/Bebê; criação de grupo para conscientização das famílias sobre gestação, prevenção sexual, alcoolismo, etc, procurando assim, melhorar as relações intra-familiares; criação de grêmio estudantil; maior comunicação entre a rede de garantia de direitos e a população; inclusão no projeto político-pedagógico desenvolvido nas escolas, de uma equipe interdisciplinar, levando o adolescente a reflexão sobre a sexualidade; criação de mecanismos para construção de pensamentos críticos por parte dos adolescentes enquanto cidadãos, formando assim sua própria opinião, através de grêmios, fóruns, encontros, etc; realização de planejamentos para que haja efetivamente “gestão pública” e a participação da sociedade civil com proposição para que o poder público cumpra os direitos básicos de: desconstrução de hábitos para a construção da cidadania, políticas sócio-educativas no âmbito familiar, ações centralizadas dos programas sociais como garantia da sustentabilidade sócio-econômica.
Estas foram as propostas resultantes da IV Conferência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Comendador Levy Gasparian, realizada no sábado (04), na sede da Câmara Municipal, com significativa presença do público jovem.
Além de palestras com Aracy Anacleto – ex-Presidente da ACTERJ (Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro), Assistente Social e representante de vários movimentos populares do Rio de Janeiro e Wander Ribeiro Leal – economista, músico, psicomoticista, coordenador do PROSAD (Programa Saúde do Adolescente) e funcionário do Ministério da Saúde, a quarta edição da Conferência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Com. Levy Gasparian, contou em sua programação com apresentação da Fanfarra Municipal, da logo do Conselho e a escolha dos delegados que estarão representando o município na Conferência estadual que será realizada no Rio de Janeiro, sendo estes: Manoel do Nascimento Rodrigues, Suzana da Silva Navarro, Sandra Pereira da Silva e Vanessa R. da Costa Almeida.
Prestigiaram o evento, as Secretárias de Assistência Social e Educação, Flávia Bruno F. de Oliveira e Vanessa de Souza – que representaram o prefeito Cláudio Mannarino; a Pastoral da Criança, Conselho Tutelar, Consad, Sintapi, associações de moradores, através de Benedito Rodrigues e populares, principalmente jovens, que participaram das discussões e elaboração das propostas citadas acima. (Imprensa PMCLG)