INSS e Prefeitura formam disseminadores de informações Previdênciárias em Levy

inss_preEm parceria com a Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, o Instituto Nacional do Seguro Social – a Previdência Social (INSS), iniciou nesta 5ª feira no Atlético Clube Operário, localizado na Avenida Zacaron 125, no centro da cidade, o Programa de Educação Previdênciária. Sob a coordenação de Amaury da Silva Rodrigues, que é um dos representantes da Agência da Previdência Social de Três Rios, o evento visa o desenvolvimento e a criação dos chamados disseminadores externos das informações Previdenciárias, o que na prática consiste em capacitar as pessoas da própria comunidade, além dos servidores públicos municipais, lideranças comunitárias e representantes de todas as esferas da sociedade local, afim de que as pessoas possam levar adiante as informações referentes a aposentadoria ou qualquer outro assunto ligado a Previdência Social brasileira.
De outra parte, o curso apresenta-se como um dificultador para os chamados atravessadores da previdência, que se utilizam do desconhecimento de grande parte dos trabalhadores para obterem para si vantagens pessoais e – ás vezes até mesmo política, quando – em verdade, deveriam orientar as pessoas que é um direito qualquer do contribuinte ser bem atendido e receber qualquer tipo de informações referentes ao sua situação junto ao órgão brasileiro.
Nesse sentido, o Ministério da Previdência Social do Governo Federal, atento aos casos que ocorrem em diferentes regiões do país, vêm incentivando as agências os “Disseminadores Externos” em suas respectivas regiões. Em Levy Gasparian, o curso é uma realização do Comitê Regional GEX-Petrópolis-RJ e Comitê Local APS Três Rios-RJ.
Na abertura do evento, o Prefeito Cláudio Mannarino saudou os representantes do INSS e discursou acerca da importância de informar e de preparar os trabalhadores e as pessoas comuns residentes em Levy Gasparian, sobre os seus direitos junto diretamente junto a Previdência, sem a necessidade de ter que se dirigirem – eventualmente, a outrem.
Previsto parea terminar nessa 6ª feira (dia 27) o Curso de Disseminadores Externos contou com palestras ministradas pelos próprios servidores do Instituto Nacional de Previdência. Katherine Lemos Amon falou sobre o Programa de Educação Previdênciária, Luiz Cláudio Corrêa dissertou sobre os segurados, filiação, manutenção e outros temas. Aloísio Masela Cassiano da Silva explicou sobre cálculo de renda mensdal do benefíciário e fator previdenciário. Reinaldo José Maia fala sobre os benefícios Assistênciais. IMPRENSA PMCLG.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/inss-e-prefeitura-formam-disseminadores-de-informacoes-previdenciarias-em-levy/