Incentivo a cidadania e ao voluntariado em Levy Gasparian

cac_externoMais de 500 pessoas residentes em Comendador Levy Gasparian estão sendo beneficiadas, de maneira simples e inovadora, através da atuação do CAC (Centro de Atividades Comunitárias).
O Centro de Atividades Comunitárias é uma instituição criada este ano pela Prefeitura Municipal, com o objetivo de aproximar a comunidade do mercado de trabalho, além de realizar diversas outras atividades, de caráter social, fazendo a integração entre os próprios moradores, aproximando-os do Poder Público e o que é mais importante, incentivando o voluntariado e a prática da cidadania no âmbito municipal. A iniciativa, nos moldes em que vem funcionando em Levy Gasparian, é inédita em todo o estado do Rio de Janeiro.
Atualmente, o CAC funciona contando com o trabalho e prestação de serviços de mais de 80% de voluntários, gente do próprio município ou de cidades vizinhas que, na maioria dos casos, ensinam as técnicas e os seus ofícios dos quais se utilizam para sobreviver no dia-dia, para as pessoas que desejam aprender ou especializar-se nas diferentes profissões. Quem aprende, estuda de graça. Quem ensina, também o faz por cidadania, como voluntários.
De acordo com a Secretária de Governo e Diretora do CAC, Heloísa de Carvalho Lage Mannarino, os cursos são ministrados gratuitamente e variam desde práticas de bijuteria, corte e costura, artesanato, garçom e vários outros, todos eles, frisa a Diretora, ministrados por pessoas da própria comunidade. A idéia, segundo os próprios participantes, é fazer com que os materiais e produtos fabricados no CAC sejam expostos nas feiras e eventos da região. – O mais importante é que o centro valoriza o cidadão e a integração entre os próprios moradores. Tanto quem ensina quanto quem aprende, o fazem por valores éticos e morais, por cidadania, de graça!!
O CAC funciona na sua sede, no centro de Levy Gasparian. Um lugar amplo e espaçoso, com estrutura, piscina e outras dependências. A piscina começará a ser utilizada na prática da hidroginástica, para atender exclusivamente aos idosos. IMPRENSA PMCLG.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/incentivo-a-cidadania-e-ao-voluntariado-em-levy-gasparian/