Entrevista do Prefeito Cláudio Mannarino ao Jornal Entre-Rios

entreriosO Prefeito de Comendador Levy Gasparian, Cláudio Mannarino, falou com exclusividade ao Entre-Rios Jornal na tarde de ontem (dia 03) e fez um balanço sobre seus primeiros 3 meses a frente da administração da prefeitura local. Embora tenha encontrado sérias dificuldades no início do mandato, O Chefe do Executivo apresentou um saldo positivo em sua gestão, com conquistas e realizações em praticamente todas as áreas, beneficiando diretamente os moradores.
Segundo Cláudio Mannarino, há grandes avanços na área da educação (com a implantação do CIEP Escola Modelo e com a chegada da FAETEC), na área da saúde (com o Convênio com a ACISPES), na área de obras (com a Operação tapa-Buracos e a previsão de início da construção dos Conjuntos Habitacionais e da Policlínica com recursos próprios), além de várias outras realizações. Veja a entrevista do Prefeito.

1-Autoridades, Ministros, Secretários de Estado, Deputados Estaduais e Federais, o recebem e até muitos já estiveram no município, oferecendo apoio. O que isso traz de positivo?

Estamos começando assim a mostrar o município de uma forma respeitosa, aliás, com o respeito que a população gaspariense merece ser tratada. Antes, pude perceber que Levy Gasparian era vítima de comentários jocosos e deselegantes, tanto na imprensa quanto a nível institucional. E isso era inaceitável!!
Com o nível de relacionamento que temos hoje, estamos conseguindo inserir o nosso município no cenário político de nosso estado, em benefício direto da nossa população.
Podemos dizer isso – pois, todas as visitas que recebi, assim como as autoridades que me receberam, não o fizeram de maneira fortuita. Vou sempre com com projetos, em busca de realizações e de obras. E, graças a Deus, as autoridades têm visto dessa forma, nos apoiando e entendendo que estamos fazendo uma política séria, de forma diferente, em benefício da nossa população.

2-Em 3 meses de mandato, o Sr° já apresenta resultados em todas as áreas. Podemos citar alguns exemplos dessas conquistas para os moradores de Levy Gasparian?

Com certeza. São grandes avanços na área da educação. Hoje oferecemos aos alunos da rede municipal no CIEP Padre Joaquim Chaves de Figueiredo, aulas de inglês e de informática, escolinhas de futebol, atendimento de psicóloga e acompanhamento de nutricionista diariamente, além de outras atividades, desde as séries iniciais. Possibilitamos com isso, um ensino de altíssima qualidade, possibilitando que a nossa rede municipal de ensino tenha uma qualidade, que até mesmo, as escolas da rede particular não conseguem alcançar.
E, digo mais, tenho o objetivo de implantar em todas as unidades, o modelo educacional sonhado pelo professor Darcy Ribeiro. Pensando assim, apenas para se ter uma idéia de números, temos atualmente matriculados no CIEP, que já conta com esse Projeto de Escola Modelo, a soma de 630 alunos matriculados.
Vamos iniciar as obras de recuperação do espaço físico das escolas e também implantaremos o Programa Segundo Tempo, com aulas de xadrez e outras atividades, como a Ginástica Olímpica, com a supervisão da Técnica da Seleção Brasileira Georgette Vidor.
Não é apenas isso na educação. Na área de qualificação, recebemos a visita do Secretário de Estado de Trabalho e Renda, que é o meu amigo pessoal, Ronald Ázaro, pessoa de grande sensibilidade. Ele visitou nosso município, trazendo vários cursos profissionalizantes a serem implantados nos próximos meses, dando condições de igualdade aos nossos jovens na hora de buscar emprego aqui, ou em qualquer outro município.
Na área da Saúde, não posso deixar de citar a inclusão de meu município como um dos membros efetivos do 1° Consórcio Interestadual de Saúde do País, realizado através da ACISPES (Associação de Cooperação Interestadual em Saúde Pé de Serra), com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, e a participação de mais de 17 cidades de Minas Gerais. O ônibus, que atende ao Consórcio, já está a disposição da prefeitura e começa a operar agora, nos próximos dias.
Essa conquista na área da saúde é um exemplo para todo o estado, possibilita atendimento VIP para o cidadão gaspariense, com marcação de consulta on-line e tratamento personalizado na rede de clínicas e hospitais que servem a ACISPES. O mais importante é que isso tudo é possibilitado com um custo infinitamente menor ao que era gasto anteriormente pelo Poder Público. Além disso, o ônibus leva o paciente para atendimento e retorna com ele até sua residência, no conforto do ar condicionado e mais, após realizar os exames, o resultados são entregues pouco mais de 24 horas depois.

3-Emprego é uma necessidade de todo o país. Nessa área, o que podemos dizer?

Nessa área, a questão crucial é conseguir os 2% de ICMS para Levy Gasparian, e digo com certeza, que isso já está muito adiantado.
Porém, mesmo sem os 2% de incentivo, temos despertado o interesse de várias indústrias e empresas, que já firmaram compromisso de virem se instalar aqui.
E aí, temos que agradecer a Deus, porquê Levy Gasparian dispõe de uma localização privilegiada, faltando apenas o incentivo e a boa-vontade para atrair as empresas, e estamos nos empenhando muito nisso.

4-Durante muitos anos, Levy Gasparian e a região ficaram sem a realização de grandes festas. O Sr° Pretende retornar com esse calendário de eventos?

Sem dúvida!! Já demonstrei isso no Carnaval, quando não havia recursos para serem utilizados e mesmo assim, através de parcerias, conseguimos realizar o melhor Carnaval da historia do município.
Agora estou empenhado na realização da Primeira Feira do Meio-Ambiente (Eco Levy) e na sua inclusão no Calendário Oficial de Festas e Eventos do Estado do Rio de Janeiro. Queremos grandes Shows, atrações de altíssimo nível. Uma grande festa para comemorar o aniversário da cidade.

5-Qual o balanço que o Sr° faz desse período frente a administração do município?

Um balanço cujo saldo é positivo, embora tenhamos enfrentado algumas dificuldades. Mas posso dizer, sem constrangimentos, que já em 2009, teremos um ano de obras e de inaugurações. Vou escrever (fazer), logo nesse primeiro ano de governo, o equivalente ao que não foi realizado em 17 anos de emancipação.
Afonso Arinos e Montserrat estavam isoladas e agora já possuem acesso a internet banda larga. E todo o município já conta com a cobertura da Oi Velox para acesso a Banda Larga. E ainda vamos implantar o Projeto Cidadão Online!!
Iniciaremos a construção da Policlínica com recursos próprios, vou inaugurar o primeiro Centro de Atendimento à Saúde da Mulher. E mais, nos próximos meses, inauguraremos o CVT (Centro Vocacional Tecnológico) da FAETEC em Levy Gasparian.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/entrevista-do-prefeito-claudio-mannarino-ao-jornal-entre-rios/

Pular para o conteúdo