Atendimento do SAMU é exclusivo pelo telefone 192

Atendimento do SAMU e exclusivo pelo telefone 192

Inaugurado em 29 de janeiro do corrente ano, o SAMU (Serviço Móvel de Urgência), é uma unidade básica de atendimento que tem por objetivo agilizar o socorro à população em casos de urgência, onde se incluem: acidentes de trânsito, emergências médicas clínicas e/ou traumáticas, de natureza pediátrica, cirúrgica, ginecológica, obstétrica e de saúde mental.

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, não adianta bater a porta do SAMU para o atendimento, que se faz exclusivamente através do telefone 192, quando o atendente irá indagar sobre as condições do paciente e então, determinar, a ida do SAMU, da USA (Unidade de Suporte Avançado) ou simplesmente, orientar sobre os procedimentos a serem adotados com o paciente.

Vale ressaltar que a Unidade de Suporte Avançado atua em casos extremos, quando o risco de morte é eminente, existindo apenas uma ambulância USA para atendimento de toda a região.

Composta por uma equipe de profissionais capacitados, como enfermeiro, auxiliar de enfermagem e condutor e no caso da USA, também de um médico, a equipe do SAMU obedece a todo um protocolo estabelecido pela coordenação nacional e orientados pelo médico, adotam medidas para verificar a real situação do paciente, medidas estas que consistem em exames como: aferição de glicose; frequência cardíaca; saturação (nível de oxigênio no sangue) e PA (aferição da pressão arterial). Toda essa avaliação é registrada numa ficha que deve obrigatoriamente ser preenchida pela equipe.

Essa análise é feita dentro da ambulância, parada e fechada. De posse dos resultados, a equipe do SAMU contacta o médico de plantão na coordenação da regional, que orienta para onde o paciente deverá ser encaminhado.

O SAMU não é transporte, é um serviço móvel de urgência que visa salvar vidas, agilizar o atendimento que inicialmente é prestado pela própria equipe, dentro da ambulância.

Precisou? Ligue 192.

Link permanente para este artigo: https://prefeituradelevygasparian.com/atendimento-do-samu-e-exclusivo-pelo-telefone-192/