«

»

mar 09 2015

Acispes registra quase 2600 atendimentos em 2014

Acispes registra quase 2600 atendimentos em 2014Relatório divulgado pela Acispes (Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra) registrou um total de 2 591 atendimentos à população de Comendador Levy Gasparian em 2014.

O relatório diz respeito a todos os atendimentos prestados pela Acispes em 2014 incluindo consultas e exames que vão desde a ultrassonografia de mamas a endoscopia digestiva.

A maior demanda foi na área Neurológica, com 400 consultas, seguida pela Oftalmologia, com 369 consultas e por exames de Densitometria Ossea – 318.

Vale lembrar que a parceria entre a administração gaspariense e a Acispes, é pioneira, sendo Levy Gasparian o único município do Estado do Rio de Janeiro a integrar o consórcio, que conta com outros 23 municípios, todos de Minas Gerais.

Segundo o prefeito Cláudio Mannarino, que recentemente teve a oportunidade de apresentar o consórcio ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Secretário de Saúde Felipe Peixoto e do deputado Estadual Rosenverg Reis, que estiveram em visita a sede, em Juiz de Fora, o atendimento à população gaspariense pela Acispes será ampliado, com os pacientes passando a serem atendidos também  pelo Centro Oftalmológico, passando a usufruir de todos os serviços oferecidos por este, com a mesma qualidade dos demais atendimentos prestados.

Além de consultas e exames, o Centro Oftalmológico da Acispes oferece ainda cirurgias de: catarata, pterígio, trabeculectomia, vitrectomia e de urgência e emergência.

Os exames e procedimentos a serem ofertados são: campimetria, ecobiometria, mapeamento de retina, retinografia, paquimetria, tonometria, biomicroscopia de fundo de olho, fundoscopia, ceratometria, usg ocular, fotocoagulação a laser, oct, retinografia fluorescente, topografia, gonioscopia, injeção intra-vítreo, angiografia fluorescente, curva de pio, microscopia especular, teste ortóptico, exercícios ortópticos e capsulotomia yag laser.

Completando 5 anos de uma parceria de sucesso, em benefício direto da população gaspariense na área da saúde, a ACISPES (Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra) divulgou o relatório dos atendimentos efetuados em 2013, que totalizaram 2 427 procedimentos.

Segundo o Secretário de Saúde, Adriano Vasconcelos, esse número é a média dos atendimentos efetuados pela Agência nos anos anteriores, compreendendo desde consultas com especialistas a exames mais complexos, como densitometria óssea.

Aliás, a densitometria óssea foi um dos procedimentos mais procurados, com um total de 226 atendimentos, ficando atrás apenas das consultas comeurologista – 389, Oftalmologista – 377 e Dermatologista – 281.

Acispes registra quase 2600 atendimentos em 2014 1Além dos citados acima, a parceria oferece ainda os seguintes atendimentos: Alergista com testes; Colonoscopia; Ecodopplercardiograma; Eletroencefalograma; Endrocrinologia; Endoscopia digestiva alta; Endoscopia maternidade; Espirometria – Prova de função pulmonar; Exames de audiometrias; Gastroenterologia; Ginecologia; Hematologia; Mamografia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Reumatologia; Teste ergométrico; USG Abdome total; USG cervical; de mamas; morfológico; obstétrico com Doppler; tireóide; transvaginal e videolaringoscopia.

A preços SUS, os serviços prestados pela ACISPES trouxeram mais qualidade, agilidade e conforto aos usuários, com a população contando ainda com um ônibus exclusivo, com ar condicionado e TV para o transporte até a sede da Agência em Juiz de Fora.

São parcerias como essa que colocam Comendador Levy Gasparian entre os 50 municípios que oferecem a melhor saúde pública no país.